quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

É Natal

O Natal resume-se à missa e ao Menino Jesus
É Natal!

Começamos sempre o Natal no quarto Domingo antes de 25 de Dezembro, num tempo de preparação que denominamos Advento. Com a Missa do Galo, terminou o Advento e iniciamos o tempo de Natal, que se prolonga até à comemoração do Baptismo de Jesus, que consoante o calendário civil, acontece no segundo Domingo do ano ou na segunda-feira seguinte ao primeiro Domingo, aquele em que se celebra a Epifania do Senhor (Dia de Reis).

A Missa do Galo, normalmente à meia-noite, de 24 para 25 de Dezembro, pode celebrar-se a qualquer hora, na tarde de dia 24, portanto, a partir do meio-dia, consoante as necessidades das comunidades.

Estamos pois a viver em pleno o tempo de Natal.

Feliz Natal, amigos, conhecidos e desconhecidos, irmãos em Cristo.

Natal é sinónimo de férias. Férias escolares. Férias para quem trabalha e guarda uns dias para o Natal. Férias de catequese – mas pode lá um catequistas dar-se ao luxo de férias de evangelizar!

Nesta Quadra de Natal, temos ainda alguns datas importantes.

28 de Dezembro – Santos Inocentes, assassinados a mando do Rei Herodes que pretendia matar Deus.

31 de Dezembro – Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

1 de Janeiro – Dia de Ano Novo, Dia de Santa Maria Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz.

3 de Janeiro – Festa do Santíssimo Nome de Jesus.

6 de Janeiro – Epifania do Senhor ou Dia de Reis. Epifania significa manifestação, exposição. Comemora-se a manifestação do Messias aos Magos, vindos de lugares diferentes e distantes: Deus revela-se à Humanidade.

7 de Janeiro – Domingo, celebração litúrgica (missa) de Dia de Reis, porque dia 6 não é feriado.

8 de Janeiro, segunda-feira – Baptismo de Jesus, por João Baptista, na margem do rio Jordão.

E assim termina o tempo de Natal.

É um tempo sempre curto porque há muitas festas e as férias escolares e as que algumas pessoas tiram revelam-se sempre insuficientes para comemorar tudo devidamente.

É um tempo intenso em que devíamos pôr os outros em primeiro lugar e pormo-nos a nós mesmos em segundo, como fez Jesus, ao prescindir, de certo modo, do primeiro lugar, no Céu, junto do Pai, na companhia do Espírito Santo, e humilhando-Se para ser apenas um igual a nós.

Ao menos, tentemos ser simpáticos e amáveis para as outras pessoas, não falar mal de ninguém, não mentir, não inventar esquemas que prejudiquem outras pessoas, enfim, amemo-nos todos uns aos outros com Paixão intensa, como o Senhor fez ao descer do Céu e ao subir à Cruz. Tudo isto é mais importante que prendas, Pai Natal, renas, bonecos de neve…

Um provérbio que eu ouvia em criança:



Quem não vai à missa

Em dia de Natal

Ou é burro

Ou é um grande animal!

(sabedoria popular…)



Santo Natal até 8 de Janeiro.



Orlando de Carvalho

1 comentário:

  1. Já estive a ver o que o Papa fala sobre «clericalismo» e acho que já compreendi, parece fazer sentido se quisermos obter bons frutos, obrigado pela dica.
    Feliz Natal e bom ano.

    ResponderEliminar