Este livro do meu amigo Joaquim Alves Mexia, editado pela Paulus em 2012 merecia ser mais divulgado e lido por muitas pessoas.
Vem apresentado como um livro de poesia orante.
E é-o, mas é também muito mais.
Portador de uma fé kerigmática, a beleza da escrita serve como meio de anúncio, mais que de oração. Talvez de oração meditativa.
Em cada poema apresentado, o tema vai fluindo a ponto de poder usar-se o poema como base de uma catekese sobre esse tema.
Noutros casos, O Teu Nome Senhor, página 69, mais que catekese e que poema orante, estamos perante uma análise exegética. Análise que não é feita pelo valor em si mesma, mas pela beleza que dela deriva, neste caso a oração que cresce com o aumento do conhecimento da intimidade do Senhor.
O lucro do livro reverte para a Paróquia da Marinha Grande, mas não é esta a razão por que aconselho a leitura. Na minha óptica de leitor, é um faits divers apenas.
O oitavo dia realiza a circularidade da vida. O primeiro dia da semana é o Alfa e o oitavo, sendo o mesmo é o Ómega. O Dia do Senhor é aquele que começa no primeiro dia da semana e termina no primeiro dia da semana seguinte, o oitavo da anterior. O Dia do Senhor é o colo do Pai que acolhe continuamente. Felizes aqueles que vivem no Dia do Senhor.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
quinta-feira, 11 de julho de 2013
ABC dos Evangelhos Apócrifos
Ouvimos muitas vezes falar do casamento entre Jesus e Madalena, da vida homossexual de Jesus com os Apóstolos, de José como um velho que servia para garantir a virgindade da sua esposa, do soldado romano que violou Maria, de onde terá nascido uma criança, Jesus.
De onde precedem todas estas histórias? Que grau de credibilidade nos merecem? Haverá aqui algum fundo de verdade?
Mais recentemente chegam até nós obras escritas e visuais, como o Código da Vinci, de Dan Brown, que colocam em causa, de modo subtil, toda a Fé Cristã. Muitos fiéis são apanhados e levados a acreditar que estão perante investigações científicas, em que dizem acreditar, sem deixarem de acreditar no Evangelho. Não se apercebem que estas histórias contradizem toda a verdade revelada no Evangelho.
Mais grave é quando um colega de trabalho ou mesmo um familiar interpela um católico empenhado na sua paróquia ou em qualquer tipo de missão na Igreja e lhe coloca a questão da veracidade do que se vai dizendo e difundido em oposição e choque com o Evangelho.
Existe um livro pequeno, de fácil leitura e baixo preço que muito recomendamos aos católicos. Para sua própria formação e conhecimento e também para estarem aptos a manter uma conversa com alguém que coloque as questões acima referidas, ou outras de teor idêntico. Seja porque querem aprender, seja porque querem mostrar quão frágil é a Fé dos fiéis, mesmo os activamente empenhados.
ABC dos Evangelhos Apócrifos, Giacomo Perego e Giuseppe Mazza, Paulus Editora
ABC dos Evangelhos Apócrifos, Giacomo Perego e Giuseppe Mazza, Paulus Editora
Subscrever:
Mensagens (Atom)