Celebrar o 3º Milénio em ambiente de Catequese
1.º Coração – A Família
O coração é formado com fotos que
as crianças trazem, cada uma foto da sua família.
Sob o coração com as fotos das
famílias das crianças colocam-se uma foto da Família Paroquial ou um Globo
terrestre representando a Família Humana. Esta imagem representa o fim último
da família: a santificação individual e comunitária.
2.º Coração – O ambiente
O coração é formado com
detritos poluentes trazidos pelas crianças, do tipo latas de refrigerantes.
Sob o coração dos detritos
coloca-se um vaso, que não precisa ser alto, mas com a maior área de terra
possível onde se colocam sementes: alpista, por exemplo. Este coração
representa a resposta possível e necessária à destruição ambiental.
3.º Coração – O Progresso
O coração é formado com símbolos do progresso. Uma
primeira hipótese será com imagens relativas à tecnologia, sendo de progresso,
como uma máquina de fazer TACs, ou de tecnologia não relacionada com o
progresso, como armas. Uma segunda hipótese é fazer o coração a partir de peças
relacionadas com a tecnologia ou o progresso: chips, ratos de computador, mini
calculadoras electrónicas, cartões magnéticos, etc.
Sob este coração coloca-se uma
fita de papel recortada de maneira a representar crianças de mãos dadas,
significando que a evolução técnica e científica só faz sentido e só representa
progresso quando está ao serviço das pessoas, subordinada à solidariedade, ao
amor e à amizade.
4.º Coração – A Caridade
O coração é formado pequenos
corações recortados em cartolina pelas crianças. De cores diferentes espelhando
as diferenças específicas de cada pessoa, ou todos vermelhos, cor do sangue e
do coração, cor do Espírito Santo, do seu fogo e do seu amor.
Sob este coração ficará muito
bonito uma bela imagem do Sagrado Coração de Jesus, como cabeça da Igreja
formada por nós: o coração de Jesus e os nossos. Em alternativa ao Sagrado
Coração de Jesus pode colocar-se este mesmo coração a par do Imaculado Coração
de Maria.
5.º Coração – O Tempo
As crianças são convidadas a
escrever num cartão a actividade em que mais gastam tempo, ou a actividade em
que mais gostam de passar tempo. Não aquela em que julgam mais útil gastar
tempo, à frente se explica porquê. Com estes cartões das crianças construi-se o
coração.
Sob este coração coloca-se um
símbolo da oração. Este símbolo pode ser mesmo a palavra oração. Não deve ser
uma terço, por dar uma imagem muito restrita da oração: dirigida apenas através
de Maria. Não julgamos conveniente que seja solicitada à criança que escreva no
cartão aquilo em que acha útil gastar mais tempo, porque isso a poderá levar a
uma escolha mais moralista e menos de acordo com a realidade, porque poderá
responder oração e perder-se o efeito do contraste entre aquilo em que nós
gastamos o nosso tempo e aquilo em que seria útil gastá-lo; por último, para
não se exprimir uma crítica ao pensar da criança, e a expressão Oração não
venha a constituir uma crítica à criança, em vez de uma estímulo a uma prática
e a uma utilização do Tempo, de acordo com o projecto de Deus.
6.º Coração – A Missão
Este coração é formado por cartões
em que as crianças escreveram actos de missão. Podem adoptar-se diversos
critérios: os factos realizados pelos próprios, ou factos de que eles tenham
conhecimento, mesmo que praticados por outras pessoas, desde que as conheçam
pessoalmente ( se não as conhecem, mas ouviram falar ou viram na televisão,
pode-se cair na confusão que por vezes existe entre realidade e ficção, vindo a
serem referidas situações de filmes ou de desenhos animados, por exemplo)
Sob este coração coloca-se um
tijolo.
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