Deus não é humano, não sabemos como é o seu corpo, que
características tem. Então, o Filho de Deus não procede do Pai como as pessoas
procedem dos seus pais. Jesus é o discurso de Deus, a expressão verbal de Deus,
chamamos-Lhe Palavra de Deus. Ele chegou como pessoa humana para ser mais
facilmente compreendido por nós. Conhecer Jesus é olhar para o interior
profundo de Deus. Pai e Filho Jesus e a sua relação amorosa, o Espírito Santo.
E Cristo? Pode falar um pouco sobre isso? Obrigada
ResponderEliminarA palavra Cristo deriva do latim christu, que deriva do grego christós, cujo significado é ungido. Em hebraico, ungido é messias.
EliminarUngir é marcar a pessoa escolhida com um sinal. O Rei David foi escolhido por Deus e o sinal visível disso foi a unção feita pelo profeta Samuel.
Ungido em linguagem comum, hoje, dir-se-ia oleado, azeitado. O ungido é aquele que foi marcado com óleo de azeitona, azeite, e, ao mesmo tempo, por Deus.
Os óleos sagrados utilizados nos sacramentos (baptismo, crisma, ordem, unção dos doentes) realizam a unção da pessoa que recebe esse sacramento, isto é, marca a pessoa.
Jesus é o Cristo. Não apenas um ungido, um escolhido ou um cristo, mas o Messias, o Ungido, o Cristo.
Quando usamos a expressão Jesus Cristo significamos a pessoa com o nome de Jesus. Como há diversas pessoas com esse nome, ao mencionarmos que é o Cristo, estamos a declarar que acreditamos que é o Cristo de Deus, o Messias, o Escolhido pelo Pai para vir até nós.
Cristo é inicialmente um adjectivo, uma qualificação da pessoa. De certo modo, todos os baptizados são cristos, mas com letra minúscula.
Como apenas um Cristo é escrito com maiúscula, Cristo, o Jesus, acabou sendo um substantivo, um nome próprio: Jesus Cristo.
Espero ter ido ao encontro do seu pedido.