Coroação Pontifícia ou Coroação Canónica
Trata-se da imposição de uma coroa, por iniciativa do Papa, a uma imagem de grande devoção popular, até à data imagens de Cristo, de Santa Maria ou de São José, manifestando deste modo devoção àquele que está representado na imagem, Jesus, Maria ou José.
A coroação não interfere com o culto prestado, apenas reforça publicamente a devoção do Papa que a concede e apoia o culto popular já existente.
Nossa Senhora do Sameiro
O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro foi iniciado pelo Padre Martinho António Pereira da Silva, com a colocação de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no cimo do Monte Sameiro, em Braga, em 14 de Junho de 1863.
Em 12 de Junho de 1904, por concessão do Papa Pio X, a imagem recebeu coroação pontifícia, a primeira a acontecer em Portugal.
Nossa Senhora de Fátima
Em 13 de Maio de 1946, o legado pontifício coroou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no seu Santuário. Foi a segunda coroação pontifícia em Portugal.
Nossa Senhora da Soledade
A 17 de Setembro de 2023, por concessão do Papa Francisco, foi coroada a imagem de Nossa Senhora da Soledade, pelo Cardeal Tolentino de Mendonça.
Esta coroação passou quase despercebida em Portugal, não obstante a transmissão pela TVI, em directo da celebração. Não foi divulgado, nem explicado, na generalidade das paróquias, nem na comunicação social.
Quem é Nossa Senhora da Soledade? É a Senhora da Solidão, o nome que atribuímos à Mãe de Jesus, entre a morte na Cruz e a Ressurreição. Recorda a solidão de Maria e provavelmente a de todas as mães que passam por essa dor de ficarem órfãs dos seus filhos. É a Senhora das Dores, é a Pietà, é a Senhora da Solidão.
Sem comentários:
Enviar um comentário