quarta-feira, 1 de maio de 2024

Domingo VI de Páscoa - adaptado

 

 


 

 

2024-05-05

DOMINGO VI DA PÁSCOA


Oração coleta
Deus todo-poderoso e infinitamente bom,

pedimos a tua ajuda para continuar a viver com alegria

este tempo de Páscoa, agora e até ao fim da nossa vida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.



Cf. Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, o oficial romano Cornélio mandou buscar Pedro. Quando Pedro chegou, Cornélio ajoelhou-se, mas Pedro mandou-o levantar e disse:

- Levanta-te, que eu também sou um simples homem como tu.

E acrescentou:

- Deus ama todas as pessoas, mas ama especialmente quem O adora e pratica a justiça.

Ainda Pedro estava a falar, quando o Espírito desceu sobre todos os que estavam a escutar Pedro. Os que não eram judeus começaram também a dar glória a Deus e Pedro percebeu que os que não eram judeus também estavam a receber Espírito Santo. E por isso todos ficaram maravilhados.

Pedro então declarou:

- Estes que não são judeus, acabaram de receber o Espírito Santo. Por isso, devem ser baptizados em nome de Jesus Cristo, porque o Espírito Santo desceu sobre eles, indicando que os devemos baptizar.

Palavra do Senhor.


Salmo 97
Refrão: O Senhor manifestou a salvação
a todos os povos. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão



Cf. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:

- Da mesma maneira que o Pai me ama, também Eu vos amo.

Vocês fiquem dentro do meu amor e guardem os meus mandamentos, porque eu também guardo os mandamentos do meu Pai e fico dentro do seu amor.

Por isso, alegrem-se comigo.

O que Eu quero que façam é amarem-se uns aos outros como eu vos amo.

Vocês são meus amigos e eu dou a vida pelos amigos.

Vocês já não são apenas meus discípulos: Eu vou passar tratar-vos por amigos.

Como vocês são meus amigos, tudo o que pedirem ao meu Pai, o Pai há-de dar.

Lembrem-se da principal coisa que vos deixo:

- Amem-se uns aos outros.

Palavra da salvação.

Oração Universal

Irmãs e irmãos:

Vamos pedir ao Pai, que está nos céus,

para escutar o que lhe pedimos,

dizendo:

R. Ouvi-nos, Senhor.

 

1. Pelas Igrejas de todo o mundo

que acreditam na ressurreição de Jesus Cristo

e pelos cristãos que perderam a fé,

oremos.      

 

2. Pelos juízes que julgam com justiça

e por aqueles que são vítimas inocentes,

oremos.

 

3. Pelos discípulos que hoje Jesus escolhe para anunciar o Evangelho,

pelos que amam a Deus acima de tudo

e por aqueles que dão a vida pelos amigos,

oremos.

 

4. Pelas famílias onde existe o amor de Jesus

e pelas famílias que não conhecem Jesus.

Pelos jovens que se preparam para o casamento

Para formarem uma nova família.

oremos.

 

Conclusão do Presidente

 

 

Oração sobre as oblatas
Senhor, recebe com bondade

as nossas orações e as nossas ofertas,

e purifica os nossos corações.
Por Cristo nosso Senhor.

Oração depois da comunhão
Deus infinitamente bom,
renova os nosso corações para entrarmos na vida eterna

e aumenta em nós a alegria que recebemos na Eucaristia.

Por Cristo nosso Senhor.


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário