um retrato vivo do Papa, com folhas de papel de diferentes cores.
Karol Josef Wojtyla nasceu a 18 de Maio de 1920, em Wadowice, perto de Cracóvia, na Polónia. Era filho de Karol Wojtyla e de Emília Kaczorowska.
O pai, durante a adolescência, trabalhara como alfaiate com o seu pai, o avô de Karol Josef, e a partir dos vinte e um anos trabalhou num lugar administrativo no exército austríaco, sendo mais tarde tenente no exército polaco. O outro filho do casal, Edmundo Wojtyla, era o primogénito. Nasceu em 1906 e formou-se em Medicina. Trabalhava como médico em Bielsko, no Hospital Powszechny.
O bebé foi baptizado a 20 de Junho de 1920.
Entrou para a escola primária em Setembro de 1926.
Aos nove anos Karol Josef fica órfão de mãe.
No mesmo ano recebe a Primeira Comunhão.
Em 1930 entra para a escola secundária Marcin Wadowita. Enquanto frequenta esta escola começa a interessar-se por teatro e realiza também a primeira peregrinação a Czestochova.
O irmão Edmundo falece em 1932.
Em Setembro de 1935, Karol participa em treinos militares em Hermanice. Em Dezembro do mesmo ano é aceite na Sociedade de Maria, da qual virá a ser eleito presidente.
Em Maio de 1938 recebe o Crisma e termina a escola secundária. Logo em Junho matricula-se na Faculdade de Filosofia na Universidade Jagelónica, em Cracóvia. Karol Wojtyla e o pai, reformado desde 1927, mudam-se, então, para Cracóvia. Enquanto universitário, Karol junta-se ao grupo de teatro experimental “Estúdio 38”. Em Fevereiro de 1939 adere à Sociedade de Estudantes, secção eucarística e caritativa. Em Julho participa em treinos militares, em Ozomla, com outros estudantes polacos e ucranianos.
A veia humanista de Karol Wojtyla foi-se definindo e é já bem visível aos dezanove anos. A opção académica é o desenvolvimento do raciocínio e o perscrutar da mente humana. O teatro é a grande paixão. A vida espiritual concretiza-se em Igreja, participando em diversas organizações de leigos.
Embora a II Guerra Mundial tenha começado em 1 de Setembro de 1939, com a invasão da Polónia, em Novembro, Karol matricula-se no segundo ano da universidade, em Literatura e Filosofia.
Orlando de Carvalho, Os Santos de João Paulo II, Lusodidacta, 2005
Sem comentários:
Enviar um comentário