segunda-feira, 4 de maio de 2015

Militantes ateus contra João Paulo II e a Cruz



Um ano após a morte do papa João Paulo II, a localidade de Ploermel, na região de
Morbihan, através do presidente da câmara, encomendou ao artista russo Paul Anselin uma estátua do papa viajante, e, através do Conselho Geral da Cidade, apoiou a construção do pedestal com um subsídio de 4 500 euros, sendo o trabalho artístico oferta do autor. A Federação do Livre Pensamento (grupo francês de activistas ateu e anti-cristão) impugnou em tribunal o subsídio, invocando a lei de separação entre o Estado e a Igreja, de 1905. E o tribunal deu-lhes razão. Grande era ódio que nutriam pelo santo papa!
Passados nove anos, os mesmos voltam a investir, com o apoio assinado de 2 habitantes da cidade e contra todos os outros, puseram novamente uma acção em tribunal. Argumentam que se sentem ofendidos com o símbolo de ostentação que é a Cruz no topo da estátua. Invocando a mesma lei, querem que a Cruz seja removida.
E o tribunal voltou a dar-lhes razão.
A Cruz tem que ser removida.
O perfeito actual é Patrick Le Diffon, mas não cumpre de boa vontade a ordem do tribunal. O artista já informou que não permite que a obra, propriedade intelectual, seja alterada. Resta levar dali para fora a imagem do santo papa com a Cruz, da praça a que, entretanto, a localidade deu o nome: Praça São João Paulo II.
A Luz amedronta as trevas, a vida enfurece a morte.
Como se vê no que se passa em Ploermel, os disparates que têm acontecido em França de fuga e ataque ao cristianismo, não é a vontade maioritária dos franceses, mas de uns quantos arrivistas e frustrados.
Além da remoção da estátua, resta o apelo para o Conselho de Estado francês.
Aos cristãos e às pessoas de bom senso resta a oração, além dos procedimentos legais.
São João Paulo II, rogai por nós.

 
Fotografia tirada na véspera da inauguração da estátua de João Paulo II, em Dezembro de 2006, com o presidente da câmara de Ploermel, Paul Anselin  (esq.) e Zurab Tsereteli, escultor russo, autor da estátua. 


Sem comentários:

Enviar um comentário