quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Fora da Igreja não existe Salvação

São Cipriano de Cartago

Cipriano foi assassinado no ano 258, devido ao clima de perseguição religiosa. Foi posteriormente canonizado.

Não deve confundir-se com o seu homónimo São Cipriano nascido em Antioquia e martirizado em Nicomédia.

São Cipriano de Cartago foi bispo nesta cidade do norte de África. Antes da sua conversão a Cristo, quando ainda era pagão, exercia advocacia e era mestre de retórica.

A conversão sucedeu num período grave da Igreja, de grandes discussões teológicas entre fiéis e perseguições promovidas pelos imperadores romanos. 

Convertido, Cipriano revelou-se excelente orador e foi eleito bispo.

No decorrer destas perseguições religiosas, eram presos muitos cristãos, e também alguns apenas suspeitos de o serem. A única hipótese de escapar à morte era negar a Fé. Alguns cristãos enfrentavam a tortura e o suplício, muitas vezes deixando as famílias em má situação. Outros, menos corajosos, e com situações pessoais e familiares que só Deus poderá julgar, acabavam por negar a Fé em Cristo.

Foi neste contexto, que São Cipriano de Cartago declarou que

 

- Fora da Igreja não existe Salvação.

 

O Bispo de Cartago referia-se às decisões difíceis destes cristãos e exortava-os a manterem-se firmes. 

Deve evitar-se certas interpretações que surgiram séculos depois e que permanecem, que levam alguns a proclamarem que todos aqueles que não vivem em plena comunhão dentro da Igreja estão condenados ao Inferno, começando por incluir todos os não baptizados, mesmo aqueles que nunca tiveram contacto com cristãos e desconhecem a existência de Jesus.

 

Cristo ensinou que agir com falta de caridade para com os irmãos e julgar o outro, isso pode ser um entrave grande à nossa Salvação. 


 

1 comentário: