quarta-feira, 27 de março de 2013


Jesus
O nome de alguém é já esse alguém. Respeitar o nome de Jesus é já acreditar e ser fiel.
Não o respeitar o nome como quem faz vénias desmedidas e mesuras e elogia com a boca, mas respeitar com atitudes que emanam do coração. 


Estive numa reunião em que, entre outros, estavam o João e o Francisco. Uma reunião de entidades oficiais e oficiosas para tratar de assuntos locais. O meu amigo João diz-se ateu. O Francisco é cristão. A dado momento, o Francisco começou a falar de um tal Quim; o Quim para aqui, o Quim para acolá. O João não estava a perceber a conversa, até que o Francisco explicou que se referia ao padre da terra. 

Depois da reunião, o João contou-me como estava incomodado. Quim? Que maneira de se referir ao senhor padre Joaquim! Não frequento a Igreja e sou ateu, mas respeito. O Padre Joaquim! Agora, Quim! Que falta de respeito!

Sim, o João continua a dizer-se ateu, mas saberá ele o que é ser ateu, como me dizia um sacerdote a propósito de outro que se dizia ateu? Para já, o João respeita o nome, o vocativo  e a vocação, do ministro da Igreja de Cristo.

Não se trata da questão de ser Quim ou de ser Joaquim, mas do modo como a palavra é proferida, de como sai do coração e da mensagem que passa para o outro que a escuta.

Bendito seja o nome de Jesus. Porque o nome de Jesus salva. Acolher o nome de Jesus é já entrar no adro da vida eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário