quarta-feira, 24 de abril de 2013


Celebrar o 3º Milénio em ambiente de Catequese

1.º Coração – A Família

O coração é formado com fotos que as crianças trazem, cada uma foto da sua família.
Sob o coração com as fotos das famílias das crianças colocam-se uma foto da Família Paroquial ou um Globo terrestre representando a Família Humana. Esta imagem representa o fim último da família: a santificação individual e comunitária.

2.º Coração – O ambiente

O coração é formado com detritos poluentes trazidos pelas crianças, do tipo latas de refrigerantes.
Sob o coração dos detritos coloca-se um vaso, que não precisa ser alto, mas com a maior área de terra possível onde se colocam sementes: alpista, por exemplo. Este coração representa a resposta possível e necessária à destruição ambiental.

3.º Coração – O Progresso

O coração é formado com símbolos do progresso. Uma primeira hipótese será com imagens relativas à tecnologia, sendo de progresso, como uma máquina de fazer TACs, ou de tecnologia não relacionada com o progresso, como armas. Uma segunda hipótese é fazer o coração a partir de peças relacionadas com a tecnologia ou o progresso: chips, ratos de computador, mini calculadoras electrónicas, cartões magnéticos, etc.
Sob este coração coloca-se uma fita de papel recortada de maneira a representar crianças de mãos dadas, significando que a evolução técnica e científica só faz sentido e só representa progresso quando está ao serviço das pessoas, subordinada à solidariedade, ao amor e à amizade.

4.º Coração – A Caridade

O coração é formado pequenos corações recortados em cartolina pelas crianças. De cores diferentes espelhando as diferenças específicas de cada pessoa, ou todos vermelhos, cor do sangue e do coração, cor do Espírito Santo, do seu fogo e do seu amor.
Sob este coração ficará muito bonito uma bela imagem do Sagrado Coração de Jesus, como cabeça da Igreja formada por nós: o coração de Jesus e os nossos. Em alternativa ao Sagrado Coração de Jesus pode colocar-se este mesmo coração a par do Imaculado Coração de Maria.

5.º Coração – O Tempo

As crianças são convidadas a escrever num cartão a actividade em que mais gastam tempo, ou a actividade em que mais gostam de passar tempo. Não aquela em que julgam mais útil gastar tempo, à frente se explica porquê. Com estes cartões das crianças construi-se o coração.
Sob este coração coloca-se um símbolo da oração. Este símbolo pode ser mesmo a palavra oração. Não deve ser uma terço, por dar uma imagem muito restrita da oração: dirigida apenas através de Maria. Não julgamos conveniente que seja solicitada à criança que escreva no cartão aquilo em que acha útil gastar mais tempo, porque isso a poderá levar a uma escolha mais moralista e menos de acordo com a realidade, porque poderá responder oração e perder-se o efeito do contraste entre aquilo em que nós gastamos o nosso tempo e aquilo em que seria útil gastá-lo; por último, para não se exprimir uma crítica ao pensar da criança, e a expressão Oração não venha a constituir uma crítica à criança, em vez de uma estímulo a uma prática e a uma utilização do Tempo, de acordo com o projecto de Deus.

6.º Coração – A Missão

Este coração é formado por cartões em que as crianças escreveram actos de missão. Podem adoptar-se diversos critérios: os factos realizados pelos próprios, ou factos de que eles tenham conhecimento, mesmo que praticados por outras pessoas, desde que as conheçam pessoalmente ( se não as conhecem, mas ouviram falar ou viram na televisão, pode-se cair na confusão que por vezes existe entre realidade e ficção, vindo a serem referidas situações de filmes ou de desenhos animados, por exemplo)
Sob este coração coloca-se um tijolo.

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