quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os dias de Maria

Em 1854, o Papa Pio IX definiu o Dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Já desde 1477 se celebrava a festa da Imaculada Conceição no dia 8 de Dezembro.
Há registos de que já no século VIII os cristãos dedicavam à Imaculada Conceição da Virgem Maria o dia 8 de Dezembro.
A celebração litúrgica da Imaculada Conceição refere-se à concepção carnal da Mãe de Deus pelos seus pais, Ana e Joaquim. Esta concepção é definida desde 1854 como tendo a particularidade de o bebé gerado não estar atingido pelo pecado original. Por isso se diz que a concepção da Virgem Maria é imaculada (sem pecado original).
Até há poucos anos, o dia 8 de Dezembro, tão especialmente dedicado à Mãe de Deus, era também o escolhido para festejar o Dia da Mãe, em Portugal. E isso era tão levado tão a sério pelos portugueses que esse era o dia do ano em que se vendiam mais chocolates.



Outro dia de Maria é 8 de Setembro: 9 meses após a concepção, Ana deu à luz uma menina, a quem os pais deram o nome de Maria.
No hemisfério Norte, em especial em Portugal, este é um dia de festa em muitas terras, uma vez que, ao contrário do 8 de Dezembro, ocorre no Verão, geralmente há bom tempo e é propício organizar festas e arraiais, procissões e missas campais com muito povo.

O Natal celebrado a 25 de Dezembro é mais um dia de Maria, o dia do seu parto virginal: de Maria nasceu Jesus, por uma Virgem nos veio o Salvador do mundo.

Se o parto de Jesus se celebra a 25 de Dezembro, então devemos celebrar a sua concepção - quando da Anunciação do Anjo Gabriel e do Sim de Maria - 9 meses antes. A 25 de Março celebramos a festa da Anunciação do Senhor, por Gabriel à Virgem.

A Visitação de Maria a Isabel celebra-se no dia 31 de Maio. Festa antiga, foi estabelecida nesta data para se harmonizar com as celebrações da Anunciação (25 de Março) e do Nascimento de João Baptista (24 de Junho), por Paulo VI, em 1969, ficando assim, as três celebrações estabelecidas numa ordem cronológica lógica.

Depois da sua vida na terra, Jesus quis que sua Mãe fosse alvo de uma distinção divina especial, sendo elevada aos Céus, sem passar o mesmo que os outros humanos, incluindo o próprio Jesus, têm de passar.
Este gesto de amor filial é celebrado no dia 15 de Agosto. Maria foi assumpta (elevada) ao Céu, daí o nome de Assunção de Nossa Senhora e o título de Maria, Nossa Senhora da Assunção.

Esquife em que a imagem de Nossa Senhora adormecida participava na procissão da Solenidade de Nossa Senhora da Assumpção

Esta é a solenidade que hoje a Igreja celebra com honra de dia santo de guarda, dignidade idêntica à do Dia do Senhor, o Domingo.

Outros dias de Maria têm surgido ao longo dos tempos.
12 de Dezembro - Nossa Senhora de Guadalupe, México
12 de Fevereiro - Nossa Senhora de Lurdes, França
27 Novembro - Nossa Senhora das Graças, Rua du Bac, Paris
13 de Maio - Nossa Senhora de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário