quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Proposta para Missa de Abertura da Catekese

Proposta para a Missa de Início de Ano Catekético (Abertura da Catekese)

A proposta que fazemos baseia-se no itinerário catekético.
São 10 anos de catekese e, em cada um, há um tema em torno do qual gira a apresentação da mensagem e o modo de vivência e que se relaciona com a festa desse catecismo.

Entendemos que se pode fazer a apresentação desse tema logo na missa que marca o início das actividades catekéticas do ano pastoral, encarando-o como um dom do Espírito Santo e relacionando-o com as palavras que nos têm sido dirigidas pelo Santo Padre Francisco.

O modo concreto de realizar a proposta que apresento deve variar em função das condições existentes em cada paróquia, igreja, que deseje adoptá-la e da própria situação da catekese, que pode por exemplo não ter em acção todos os dez catecismos. É bom que a imaginação dos catekistas em cada paróquia ajude a enriquecer a proposta.

Trabalho a realizar pela equipa de cada catecismo (catekistas, que terão ou não a colaboração dos pais, a participação dos catekizandos, e a inter-colaboração dos catekistas dos vários catecismos).

Um cartaz ou painel, sendo que os vários dispositivos ficarão dispostos ao longo das paredes da igreja ou junto dos elementos desse catecismo.

Cada cartaz terá a indicação do tema do catecismo. E de uma frase do Papa Francisco relacionada com esse tema. Indica-se em que ocasião foi dita ou escrita, mas isso não é necessário no cartaz, até pode complicar. E se necessário a expressão que tema e frase tomam como dom do Espírito Santo. Haverá ainda uma imagem do Papa. A frase e o fotografia do Papa Francisco devem ajudar a actualizar e a melhor compreender a doutrina implícita no tema do catecismo e o dom do Espírito Santo que ela implica.



1º Catecismo
Tema: Acolhimento

O Papa disse, na homilia em que distribuiu a Primeira Comunhão a crianças, numa paróquia de Roma, a 27 de Maio de 2013:

Jesus dá-nos a força para caminhar.

A comunidade, ao acolher as crianças que chegam de novo à catekese, roga a Jesus força para caminhar com estas crianças.

O dom do Espírito Santo em destaque é esta força para o caminho que são todos os anos de catekese.




2º Catecismo
Tema: Oração

Logo após a sua eleição pelo Colégio de Cardeais, no dia 13 de Maio de 2013, o Papa veio à janela mostrar-se aos romanos, à Igreja e ao mundo. As suas palavras, que viriam a tornar-se um hábito nos seus encontros com quase toda a gente, caíram muito fundo no coração de todos:

Peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim.

Mas, em alternativa, há uma outra frase do Papa Francisco que pode ser usada. Ele disse-a em Copacabana, ao falar aos jovens, na Vigília de Oração, no dia 27 de Julho de 2013.

Perguntem a Jesus, falem com Jesus.

Saber orar, ser capaz de orar, entender a essência da oração é um dom do Espírito Santo. Quando se pede a alguém que reza por si, que interceda por si junto de Deus, em oração, é porque se tem o dom de acreditar na oração e no seu poder. A segunda frase acaba por ser um modo de definir oração: um diálogo com Jesus. É um talento concedido por Deus ter esta noção de poder dialogar com Ele e conseguir ser parte nesse diálogo.




3º Catecismo
Tema: Eucaristia

A frase do Papa escolhida para este catecismo é retirada da homilia proferida na Solenidade do Corpo de Deus, neste ano 2013.

Jesus entrega-se a nós na Eucaristia

A Eucaristia é um dom do Espírito Santo. O sacerdote ora pedindo que o Espírito Santo desça sobre o pão e o vinho que estão sobre o altar para que estas espécies se convertam para nós homens no Corpo e Sangue de Jesus. Porém é Jesus que Se nos entrega. Entregou na Ceia memorável por sua vontade e continua a entregar, satisfazendo o nosso desejo de o acolher, pela acção do Espírito Santo.

4º Catecismo
Tema: Palavra de Deus

Da homilia que o Papa Francisco proferiu no dia 22 de Junho de 2013, retirámos uma frase que encorajam o acolhimento da Palavra, alertando para o que se lhe opõe.


As riquezas e as preocupações do mundo "sufocam a Palavra de Deus"

Conhecer Deus através da escuta da sua Palavra é um dos nossos maiores bens. Todavia, somos nós mesmos que descuramos esta escuta, tão ocupados estamos com as riquezas e preocupações deste mundo, e acabamos por a sufocar, a calar e matar, impedindo-a de entrar no nosso coração. A Palavra é um dom que só recebemos se estivermos dispostos a abrir-lhe o nosso coração e a recebê-lo dignamente, deixando para trás o que nos afasta dele.

5º Catecismo
Tema: Credo

Proferido na Audiência Geral, na Praça de São Pedro, a 17 de Abril de 2013:

A entrada na glória de Deus exige a fidelidade diária à sua vontade

Para entrra na glória de Deus é necessário ser-Lhe fiel e para Lhe ser fiel é necessário acreditar, confiar no Senhor.

A confiança em Deus é um dom do Espírito Santo, pois quem poderia confiar em Deus por si só, sem ajuda divina?

6º Catecismo
Tema: Profissão de Fé

No Ano da Fé faz muito sentido citar a Encíclica Sobre a Fé:

A fé ilumina-nos

Este dom que o Senhor nos concede confere sentido à vida dos que crêem. A fé introduz num estado de alegria e de felicidade e dá sentido à existência. Sem a fé, a existência não tem qualquer sentido, não passa de uma efeméride.

7º Catecismo
Tema: Bem-aventuranças

O Sermão da Montanha completa e complementa o Decálogo. Os Dez Mandamentos são um normativo para atingir a felicidade e convivência para Deus, indicam o modo de viver junto a Deus, listando aquilo que afasta de Deus. O Sermão da Montanha e as Bem-aventuranças que Jesus então ensinou vão mais além e são muito mais exigentes, porque indicam explicitamente uma lista de obrigações que deve realizar quem quiser ir mais além na sua intimidade com Deus.

O Papa Francisco expôs muito claramente esta ideia no seu discurso na visita à Comunidade da Varginha (Manguinhos), no Rio de Janeiro, a 25 de Julho de 2013.

Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem

Praticar as Bem-aventuranças é tomar a iniciativa de fazer o bem, realizando as Obras de Misericórdia. É o Espírito Santo que nos permite fazer o bem, que nos dá a graça de sermos generosos a ponto de realizar o bem.

8º Catecismo
Tema: Festa da Vida

Rezamos no Credo que o Espírito Santo é o Senhor da Vida. Fiquemos gratos por este dom que recebemos tantas vezes e de modos tão diversos: a Vida.

Ainda lendo a Encíclica Sobre a Fé, recebemos o ensinamento do Papa Francisco de que

No centro da nossa vida eclesial e pessoal está o primado de Deus em Cristo

Há pois que estimar este dom que recebemos, porque sendo nosso está centrado em Deus e na pessoa de Jesus Cristo. Mais, isto é válido tanto para a nossa vida pessoal como para a vida da comunidade de fiéis.

9º Catecismo
Tema: Compromisso

O Papa Francisco falando aos seminaristas, noviços e noviças, a 7 de Julho de 2013, sobre o seu desejo de que a Igreja seja missionária, afirmou:

Não tenhais medo de sair e caminhar contracorrente.

O compromisso com Deus implica ficar em oposição ao mau, à maldade, à iniquidade, `mesmo e principalmente quando eles são a moda ou a maioria. Implica remar contra as maiorias e contra as modas, ser apontado a dedo. O Papa pede para não termos medo de assumir a nossa opção por Deus e o Espírito Santo dá-nos a coragem e sabedoria para o fazermos.

10º Catecismo
Tema: Crisma

O Crisma é o sacramento em que é derramado sobre nós o mesmo fogo que o Espírito Santo fez descer sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes. Assim, escolhemos algo que o Papa disse na homilia da missa do Dia de Pentecostes de 2013.

O Espírito Santo é a alma da missão

Já não é apenas de um dom do Espírito Santo que falamos, mas do próprio Dom, o Espírito Santo que vem habitar em nós e nos lança na missão do Anúncio do Evangelho.

Catekistas

Permitimo-nos sugerir que também os catekistas apresentem o seu cartaz ou painel, um cartaz de compromisso com o seu ministério e com a comunidade.

Durante o discurso aos jovens na Vigília, em Copacabana a 27 de Julho de 2013, o Papa Francisco disse:

E não construam uma capelinha, onde cabe somente um grupinho de pessoas. Jesus pede-nos que a sua Igreja viva seja tão grande
que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos!

É o dom da comunhão, o dom da Igreja, da co-habitação com Jesus Cristo na sua Igreja

Alegria

Sobraram duas das frases que tínhamos seleccionado e que indicamos a seguir, talvez alguém prefira usá-las em substituição de alguma de que goste menos. São as duas sobre a Alegria, dom que tem tudo a ver com a catekese.

A verdadeira alegria é seguir a Cristo e servir aos demais
Disse o Papa Francisco no seu discurso durante a visita ao Hospital de São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Rio de Janeiro a 24 de Julho de 2013.

Disse também, no mesmo dia durante a homilia no Santuário de Nossa Senhora Aparecida:


O cristão é alegre, nunca está triste.

Sem comentários:

Enviar um comentário