domingo, 9 de fevereiro de 2014

Domingo V do Tempo comum - ano A

Evangelii Gaudium 138: a homilia é breve


Ser sal para a terra e ser luz para o mundo é o mandamento de Jesus que o Evangelho deste Domingo propõe.
Que será em concreto ser sal para a terra? E luz para o mundo? Jesus fala de um modo realista da utilidade do sal e da luz para as pessoas.
Nos dias de hoje, se Jesus se dirigisse a crianças, poderia falar de açúcar para exprimir a mesma ideia. Se a audiência tivesse repulsa dietética em relação ao sal, se fossem hipertensos, por exemplo, Jesus poderia falar de outros condimentos, consoante o gosto de cada um, pimenta, hortelã, canela, piripiri, gengibre, louro…
 Para que servem então o sal, o açúcar e os condimentos em geral? Todos eles servem para dar gosto à comida. Comer, nós temos mesmo que comer. Mas a refeição é tanto mais agradável quanto mais saborosa for a comida. Comer uma refeição sem sabor ou mal saborosa não produz a mesma alegria numa pessoa que comer uma refeição ou um petisco saboroso, agradável. Estes condimentos existem – louvado seja o Senhor pela grandiosidade e diversidade da Natureza que para nós criou – para tornar a nossa vida melhor, mais agradável, nalguns casos, mais suportável.
Em relação à luz, Jesus nos nossos dias poderia dizer alguma coisa nestes termos: se falta lâmpada no candeeiro e comprais lâmpadas para guardar dentro de uma gaveta, para que vos dais ao trabalho. Melhor seria poupar o dinheiro, se de qualquer maneira permaneceis às escuras. As lâmpadas cumprem a sua função no candeeiro, pois guardadas na gaveta não iluminam as pessoas da casa. E Jesus mandou aquelas pessoas do seu tempo serem luz diante dos homens, através das suas próprias obras.
Luz para o mundo, pelas suas obras, isto é, guiar aqueles que estão às escuras e aceitam ser iluminados, com o conselho em caridade, sendo guia para a verdade, fazendo brilhar a Palavra de Deus que é Jesus Nosso Senhor.
Jesus afirma que somos sal para o nosso próximo, Ele quer que tornemos mais agradável a vida dos outros. Podemos fazê-lo ajudando cada um e não prejudicando ninguém.
Jesus também nos quer luz diante do próximo pelo testemunho das nossas vidas. Guiar luminosamente os outros à felicidade verdadeira, Jesus Cristo, a vivência de um amor real. Pela pregação certamente, mas a recomendação neste caso é pregar, não por palavras, mas por obras. Viver com piedade, com evidente confiança no Senhor, de coração e mente puros, é iluminar a vida dos homens em direcção à Luz eterna.
Ser sal e ser luz: tornar a vida das outras pessoas mais amena, mais agradável e indicar-lhes o caminho para a Salvação eterna, Jesus Cristo, Palavra de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário