quarta-feira, 12 de março de 2014

Missa com as crianças neste Domingo II da Quaresma


15/16 Março 2014 – Domingo II da Quaresma

Animação de Missa com crianças


Vocação de Abraão, pai do povo de Deus
Leitor 1 - Admonição
Deus chamou Abraão, há muito, muito tempo atrás. Abraão deixou tudo e seguiu o chamamento de Deus. Deus recompensou Abraão e prometeu-lhe que seria o pai de muitos povos. Abraão acreditou em Deus. Os judeus, os cristãos e os muçulmanos, todos acreditam no mesmo Deus, o Deus de Abraão. Este é o esquema da descendência de Abraão.



Pode ser projectado ou exibido através de 10 cartazes erguidos por crianças/catekistas
LEITURA I Gén 12, 1-4a
Narrador – Leitura do Livro do Génesis (pausa)
Naqueles dias, o Senhor disse a Abraão:
Deus – Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção. Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; por ti serão abençoadas todas as nações da terra.
Narrador – Abraão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado.
(pausa) Palavra do Senhor.
LEITURA II 2 Tim 1, 8b-10
Leitor 2

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo (pausa)
Caríssimo: Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade, não em virtude das nossas obras, mas do seu próprio desígnio e da sua graça. Esta graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade, manifestou-se agora pelo aparecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho.
(pausa)
Palavra do Senhor.
EVANGELHO Mt 17, 1-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».
Palavra da salvação.
ENCENAÇÃO enquanto o presidente proclama o Evangelho. Proclama ao ritmo da encenação.
Jesus, Pedro, Tiago e João sobem o Monte (presbitério).
Jesus passa por trás do altar, veste uma túnica branca (ou deixa cair algo que trazia sobre a túnica branca) e acendem-se projectores, sobre Jesus.
Moisés e Elias surgem do fundo do presbitério e conversam com Jesus. Moisés traz uma Bíblia na mão. Elias traz um candelabro de sete braços.
Duas pessoas deslocam uma nuvem branca (cartolina, esferovite…), que estava encostada/escondida a um lado e colocam-na atrás de Jesus.
Ao mesmo tempo que Jesus avança para junto dos discípulos, a nuvem encobre Moisés e Elias, que assim desaparecem e se vão embora.
Jesus e os discípulos retiram-se do presbitério.
Ofertório
Comentador:
Na quinta-feira, 13 de Março, celebrámos o primeiro aniversário da eleição do papa Francisco que vamos comemorar nesta Eucaristia. Na procissão do Ofertório vêm algumas bandeiras com que, no final da missa, mostraremos a nossa alegria e daremos graças por este dom que Deus nos concedeu, o papa Francisco. A chave que também apresentamos neste Ofertório simboliza a nossa comunhão com o sucessor de Pedro em Roma, a quem Jesus entregou as Chaves do reino dos Céus, na Terra. (Pode ser dito em modo de oração)
1 – Hóstias e Vinho
2 – Chave grande em esferovite ou algo que sirva para o efeito
3 – Uma bandeira erguida do papa Francisco
4 – Cesto com pequenas bandeiras do papa Francisco
5 – Cestos do dinheiro
ACÇÃO DE GRAÇAS (depois da)
São distribuídas as bandeiras às crianças (pelo menos) que participam na missa. Parabéns cantados ao Papa com agitação das bandeiras.


Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário