terça-feira, 23 de maio de 2017

Indulgência Plenária no dia 13 de Junho de 2017



Obtenção de Indulgência Plenária no dia 13 de Junho de 2017

Esta celebração que propomos, respeita os pressupostos das normas para as indulgências plenárias e aqueles referidos pelo Santo Padre, para o presente Ano Mariano.

Indulgência Plenária para doentes acamados ou que não possam ir até uma igreja, pessoas idosas que não possam deslocar-se, presos e outras pessoas que por causa grave estejam impedidas de se deslocar a uma igreja ou outro local onde exista uma imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta à devoção pública.

1)   Obtenção do sacramento da Reconciliação.
Como há necessidade de um sacerdote para a realização deste sacramento e nem sempre é fácil haver um disponível, os fiéis devem procurar confessar-se alguns dias antes. Se estiverem num Lar ou noutro local onde existam mais interessados, talvez seja mais fácil agendar uma celebração. Mesmo que estejam em casa, podem pedir a deslocação de um padre.

2)   Comunhão.
Caso seja possível a deslocação de algum ministro da comunhão, ordinário ou extraordinário, no dia 13 de Junho, os fiéis comungarão nesse dia. Caso contrário, devem aproveitar a presença do sacerdote para a confissão e comungar.

3)   Celebração no dia 13 de Junho. É necessária a presença de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Se não puder ser escultura, será ao menos um postal que será colocado em lugar de honra e adornado quanto possível. Um sacerdote, um ministro extraordinário da comunhão ou um leigo de idoneidade reconhecida preside ou orienta a celebração. Se os fiéis não suportarem a celebração de uma só vez, pode ser dividida numa primeira parte até à celebração da Eucaristia ou da Palavra e depois a restante.

Saudação e Credo

- Irmãos, estamos aqui reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- Ámen.
- Congregados por Maria, Mãe de Deus, hoje por nós invocada sob o título de Nossa Senhora de Fátima, vamos nesta celebração rezar pela paz, pela conversão dos pecadores e pedir a Deus a indulgência dos nossos pecados, para a qual nos temos vindo a preparar.
- Ámen.

- Como Maria cremos na Santíssima Trindade e com Maria professamos a nossa fé.

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do Céu e da Terra,
De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigénito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação
desceu dos Céus.
E encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria.
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as Escrituras;
e subiu aos Céus,
onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir em sua glória
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu Reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja,
Una, Santa, Católica e Apostólica.
Professo um só baptismo para a remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos
e vida do mundo que há-de vir.
Amém.

- Invocamos também a Santíssima Trindade, conforme o Anjo ensinou aos pastorinhos.

Santíssima Trindade,
Pai, Filho e Espírito Santo,
adoro-Vos profundamente
e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo,
Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo,
presente em todos os sacrários da terra,
em reparação dos ultrajes,
sacrilégios e indiferenças
com que Ele mesmo é ofendido.
E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração
e do Coração Imaculado de Maria,
peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

Recordando a Aparição de 13 de Junho

No dia 13 de Junho havia festa grande e importante, missa, arraial e bailarico.
As três crianças tinham pensado levar os animais a pastar de manhã muito cedo e voltar logo de seguida. À porta de suas casas depararam-se com mais de cinquenta pessoas que tinham ouvido falar acerca dos acontecimentos de 13 de Maio e ali estavam à espera para acompanhar as crianças ao encontro da Senhora.

Leitura
A partir das Memórias da Irmã Lúcia

– Vossemecê que me quer? – perguntei.
– Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o Terço e que aprendam a ler. Depois direi o que quero.
Pedi a cura dum doente.
– Se se converter, curar-se-á durante o ano.
– Queria pedir-lhe para nos levar para o Céu.
– Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.
– Fico cá sozinha? – perguntei, com pena.
– Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
Foi no momento em que disse estas últimas palavras que abriu as mãos e nos comunicou, pela segunda vez, o reflexo dessa luz imensa. Nela nos víamos como que submergidos em Deus. A Jacinta e o Francisco pareciam estar na parte dessa luz que se elevava para o Céu e eu na que se espargia sobre a terra. À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação.

Recitação dos mistérios dolorosos do Rosário

1º MISTÉRIO
Agonia de Jesus no Monte das Oliveiras
Meditemos nas palavras que Jesus, no Monte das Oliveiras, dirigiu ao Pai e que são adequadas à nossa situação de pessoas limitadas, pela doença, pela idade, ou qualquer outra situação.
Abandonado por todos, até pelos discípulos que se deixaram adormecer, e foram incapazes de O acompanhar na oração, Jesus rezou ao Pai:
- Meu Pai, se é possível, afaste-se de Mim este cálice. Contudo, não seja feito como Eu quero, mas como Tu queres.
Da segunda vez, Jesus rezou do mesmo modo:
- Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, seja feita a tua
vontade!
Aceitemos as nossas dores sem revolta. Ofereçamos as nossas dores como sacrifício pela conversão dos pecadores, em especial dos que nos fazem mal, e pela paz entre as pessoas.

2º MISTÉRIO
Flagelação e maus tratos a Jesus
Um flagelo é um chicote com muitas pontas. Cada chicotada equivale a três ou quatro, consoante as pontas que o flagelo tem. Os romanos usavam muito os flagelos para castigar os seus prisioneiros, tanto os criminosos como os inocentes.
Ao longo da vida recebemos agressões e maus tratos, tanto por erros que cometemos, como estando nós inocentes.
Tenhamos a certeza, nos nossos corações, de que Deus cuida de nós, todos os dias e nos acudirá na hora da morte, acolhendo-nos de braços abertos, assim nós nos arrependamos de todo o mal que tivermos feito.

3º MISTÉRIO
Coroação de espinhos
Jesus é Rei. Ele é o único Rei. Além de não querer para Si honras, o Senhor passou a grande humilhação de se ver com espinhos cravados na sua cabeça. Ele foi magoado e humilhado. Não sofreu tudo isso por gosto, mas para nos deixar o exemplo. Vale a pena sofrer as consequências de falar verdade. Que nos fique este testemunho, para que também nós tenhamos a coragem para sofrer por falar verdade, quando chegar a altura dos carrascos nos interpelarem.

4º MISTÉRIO
Carregando a cruz
Os romanos tinham um gosto especial em pendurar pessoas em cruzes e as deixarem ali a morrer, à vista de todos. Mas como achavam que isso era pouco, mesmo quando os sentenciados estavam inocentes, faziam-nos percorrer os caminhos até ao lugar da crucificação, carregando a cruz, sob os insultos, os pontapés, os murros, os escarros, da populaça ávida de sangue.
Como nos nossos dias.
Ajudai-nos, Nossa Senhora de Fátima, a termos a coragem para socorrer todos aqueles que virmos a serem humilhados e magoados, mesmo que a consequência da nossa ajuda possa ser penosa e dolorosa para nós.

5º MISTÉRIO
Crucificação e morte de Jesus
Jesus morreu. Morreu na cruz. Ali pendurado, todo nu, à vista de todos os que passavam, muitos dos quais o insultavam.
Jesus morreu e os seus bons amigos caíram numa tristeza de morte. Afinal… tanto tempo que eles tinham passado a seguir Aquele homem tinha sido em vão, tempo perdido. Ele pregava a bondade e o amor, mas era tudo falso. Afinal acabavam todos da mesma maneira, mortos.
Que Nossa Senhora nos ajude a não cairmos no mesmo desespero desses amigos de Jesus, pois sabemos que, depois de o mal e a morte parecerem ter vencido, nos espera um lugar, um lugar talvez pequenino, que talvez não seja junto à cabeceira, mas um lugar na mesa do banquete que Deus preparou para os seus filhos usufruírem no final dos tempo.
Mantenhamos a fé e a esperança, e lá encontraremos o amor infinito.

Oração pelo Papa e pelas suas santas intenções

Irmãos,
Pedimos a Deus, por intercessão da Virgem de Fátima, que abençoe o Santo Padre Francisco, e por seu intermédio a Santa Igreja; pedimos também que as santas intenções do Papa sejam atendidas por Deus, pela mediação de Maria, que também é nossa mãe.

Leitura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. Mateus
Por isso Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na Terra será ligado no Céu, e o que desligares na Terra será desligado no Céu. (Mateus 16,18-19)

3xPai-nosso
3xAve-Maria
Glória

Eucaristia ou celebração da Palavra

Havendo um padre disponível, a celebração continua com a Eucaristia e comunhão, conforme prescrito
Na ausência de padre, realiza-se uma Celebração da Palavra, com distribuição da Comunhão.

- Como há 100 anos, a Igreja comemora hoje Santo António, padroeiro secundário de Portugal e santo mais popular em todo o mundo.

LEITURA
Leitura do Livro de Ben-Sirá

Aquele que medita na lei do Altíssimo, se for do agrado do Senhor omnipotente, será cheio do espírito de inteligência.
Então ele derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria e na sua oração louvará o Senhor.
Adquirirá a rectidão do julgamento e da ciência e reflectirá nos mistérios de Deus.
Fará brilhar a instrução que recebeu e a sua glória estará na lei da aliança do Senhor.
Muitos louvarão a sua inteligência, que jamais será esquecida.
Não desaparecerá a sua memória e o seu nome viverá de geração em geração.
As nações proclamarão a sua sabedoria e a assembleia celebrará os seus louvores.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Os juízos do Senhor são verdadeiros e rectos.

A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos.

São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos.

ALELUIA
Canta-se um Aleluia que seja conhecido de todos, se for possível

EVANGELHO
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se?
Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo.
Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire,
mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa.
Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus.
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar.
Em verdade vos digo:
Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra
ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus.
Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».
Palavra da salvação.

COMENTÁRIO ÀS LEITURAS

Pai Nosso

Comunhão
Segundo o ritual próprio

Bênção

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima e de Santo António, abençoe-nos Deus infinitamente, Pai, Filho e Espírito Santo.
- Ámen.


Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário