segunda-feira, 8 de maio de 2017

Rezar o terço na catequese

Pediram-nos uma esquema de oração de terço para determinado centro de catequese, dividido pelos oito primeiros anos de catequese, catequistas e pais. Estando o trabalho feito, aqui fica para quem o quiser aproveitar.

Apontámos aos Mistérios Gozosos, indicando uma meditação/oração simples para cada grupo.



1º MISTÉRIO: ANUNCIAÇÃO DO ANJO (catecismos 1 e 2)
               Maria é uma jovem. Provavelmente imagina um futuro idêntico ao das outras mulheres judias. Sonhará com um marido forte, bonito, que seja simpático para com ela e com alguma riqueza. Depois da visita do Anjo, Maria deixa os seus sonhos para abraçar os de Deus.
Que lição para as nossas vidas? Prendamo-nos pouco aos valores deste mundo. Se o Senhor nos chamar, estaremos mais facilmente aptos a dizer sim.

2º MISTÉRIO: VISITAÇÃO DE MAIA A ISABEL (catecismos 3 e 4)
               Nas sociedades modernas não há quase ninguém que não se queixe de que o dia tem poucas horas. O tempo é escasso. É o tempo gasto nos transportes. Tempo para brincar, tempo para trabalhar, tempo estudar, enfim, tempo para muitas coisas para nós. E para os outros? Temos tempo para os outros, como Maria teve para ir a correr ajudar Isabel?

3º MISTÉRIO: NATAL – ENCARNAÇÃO DE DEUS (catecismos 5 e 6)
               Ninguém quis acolher aquele casal quando o seu bebé estava quase a nascer. Os pastores acorreram ao Presépio. Herodes e a sua corte mantiveram-se à distância. Os magos vieram de longe ao Presépio. Herodes envia os soldados assassinarem todos os bebés com a esperança de matar também o Filho de Deus. E nós? E eu? Quando vejo uma família a precisar de ajuda, quando vejo um colega a ser maltratado? Ataco também ou vou em auxílio?

4º MISTÉRIO: JESUS É APRESENTADO POR SEUS PAIS E ACOLHIDO POR SIMEÃO E ANA (catecismos 7 e 8)
               Simeão e Ana perceberam que aquele bebé era um enviado de Deus e que Deus queria que ele vivesse para cumprir uma missão. Precisamos ter cuidado quando as vozes do mundo falam em matar bebés ou em matar os idosos e doentes. IGV e eutanásia não passam de palavras para esconder a mesma coisa: assassínio. Que sabemos nós dos planos de Deus para esses bebés, para esses idosos, para esses doentes?

5º MISTÉRIO: AOS 12 ANOS JESUS FOGE PARA O TEMPLO (catequistas)
               Maria e José encontraram o filho no Templo a escutar e a fazer perguntas aos doutores da lei. Quem eram esses doutores da lei? Hoje chamam-se catequistas. Jesus perguntava, aqueles catequistas respondiam e respondiam com sabedoria e simpatia. Será que nós catequistas nos empenhamos para atrair para Deus os nossos catequizandos?

AS 3 AVE MARIAS FINAIS (pais e mães)
               Maria foi chamada por Deus para uma missão divina. José viu-se envolvido num plano divino e abraçou-o do fundo do coração. Nossa Senhora de Fátima, Mãe de Deus, rogai por nós pais e mães para que a nossa resposta a Deus em relação a esta missão de sermos pais e mães agrade aos Senhor e seja benéfica para os nossos filhos.

Orlando de Carvalho

5 comentários:

  1. Maravilhosa ideia. Isto é fundamental para a Santa Igreja se redescobrir. Bendito Sejais Senhor Jesus.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Viva.
      O Padre Júlio Loureiro não é pobre a pedir.
      Esteja atento nos próximos dias, mas não tão próximos assim.

      Eliminar
    2. Viva Padre Júlio Loureiro.
      Aqui vai mais alguma coisa:
      http://diesdomini8.blogspot.pt/2017/05/catequistas-rezam-terco.html

      Eliminar