domingo, 15 de julho de 2018

Liturgia do Domingo do Jogo da Cabra-cega

Domingo XV ano B


Jogo da cabra-cega: a pessoa com os olhos vendados deixa-se guiar. Assim deixemo-nos guiar. O profeta Amós deixou-se guiar onde Deus ao lugar onde Deus o quis enviar. Os setenta e dois discípulos também partiram em missão sem nada levarem, nem espada, nem roupa de reserva, nem telefone, nem câmara fotográfica, nem lápis nem papel, nem dinheiro para gastos, nem sequer garrafinha de água, apenas confiados na protecção e na condução de Jesus, que nem foi com eles, como crianças em jogo de cabra-cega se deixam conduzir confiadamente. Como os cisnes bebés se deixam conduzir pelos seus pais, que os defendem e protegem com tanta garra. Pois Deus defende-nos e protege-nos com uma garra muito maior.
Leituras deste Domingo:

Amós 7, 12-15; Ef 1, 3-14; Mc 6, 7-13


Orlando de Carvalho

2 comentários:

  1. É bem verdade, temos de ter sempre atenção se o que nos guia é Deus e se caminhamos para Ele.

    Um exemplo, o Papa São João XXIII quer no anúncio de convocação do Concilio Vaticano II quer nos vários textos que se podem ler no site do Vaticano refere a importância de ter escolhido o dia 11 de Outubro como o dia de abertura. Isto porque nesse dia se celebrava a festa da Maternidade de Maria, valorizando o Concilio Vaticano II pois o dogma da Maternidade divina de Maria foi definido no Concilio de Éfeso, valorizando o Concilio Vaticano II pois o Papa Pio IX também iniciou o Vaticano I numa festa de Maria a 8 de Dezembro e associando também o Vaticano II ao Papa Pio XI que instituiu a festa de 11 de Outubro da Maternidade de Maria. Temos então nesta festa a valorização do Vaticano II associando-o aos Concílios de Éfeso e Vaticano I e aos Papas Pio IX e Pio XI.

    O que fizeram depois do Concilio na reforma do calendário romano? Removeram a festa de 11 de Outubro da Maternidade de Maria. Aquilo que valorizava e dava autoridade à reforma a própria reforma removeu. Isto não faz sentido, sendo as coisas feitas assim não é então por acaso que estamos na situação em que estamos.



    ResponderEliminar