quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Mistérios Gozosos Missionários


Terço Missionário

Mistérios Gozosos


1º Mistério – Anunciação

Américas

O Novo Mundo anunciado



As Américas simbolizaram durante muito tempo uma nova esperança de vida para as populações que fugiam da Europa onde passavam fome ou sofriam perseguição política.

Ainda hoje, muitos olham para as Américas como uma hipótese de vida melhor.

Neste 1º Mistério evocamos o Arcanjo Gabriel, a sua saudação e o anúncio que fez a Maria das maravilhas que o Senhor ia operar nela.

Rezamos este Mistério pensando nos nossos irmãos das Américas, os que vivem na abundância e os miseráveis, os milionários e os sem abrigo.

Que por Maria, o Senhor faça chegar a uns o necessário para viver dignamente e a outros a humildade para partilharem as dádivas materiais que receberam de Deus.

Pedimos a Deus a bênção para os missionários que servem neste continente, especialmente junto dos índios, dos injustiçados, dos que já perderam a esperança e dos que se entregam totalmente à adoração do materialismo.

2º Mistério – Visitação

África

Continente onde cresce o sofrimento das gentes que necessitam da bênção de Deus



Maria, ao saber da difícil situação da sua prima Isabel, muito idosa e grávida, pôs-se imediatamente a caminho para lhe prestar o auxílio de que ela necessitasse.

A África geme incessantemente: todos os dias, todas as horas, em todas as latitudes e em todas as longitudes.

A guerra e a corrupção grassam, as riquezas naturais são imensas, mas o povo, mesmo ali ao lado, morre de fome. As crianças são forçadas a empunhar armas e a matar e a morrer. Jesus pediu que deixassem as crianças irem até Ele, mas em África as crianças são abusadas e violadas, assassinadas, é-lhes roubada a infância e a inocência.

Os cristãos são perseguidos, torturados e assassinados simplesmente por serem cristãos.

Este podia ser o continente da esperança do futuro da humanidade, mas é o continente do terror.

Rezamos este Mistério pedindo para que os nossos irmãos em África sejam aliviados dos seus sofrimentos e possam encontrar a consolação que Jesus prometeu aos aflitos.

O Senhor abençoe todos os que se dedicam à evangelização e ao serviço destes povos, pois é a Jesus que estão a servir.

3º Mistério – Encarnação

Ásia

O continente em que existe um maior número de pessoas que não conhecem a Palavra de Deus



A Ásia é o maior continente, aquele onde vive mais de metade da população mundial e onde os cristãos são uma imensa minoria. A Palavra de Deus é aqui quase desconhecida, as pessoas vivem na ignorância do Evangelho e das promessas de salvação anunciadas. Vivem sem horizontes.

A fome da Palavra de Deus é tão grande, tão grande!

E a fome dos estômagos também faz companhia aos nossos irmãos asiáticos.

Rogamos a Maria, neste Mistério, para que interceda junto de Deus pelos habitantes da Ásia. É nestas terras que existe mais trabalho para os missionários. Oremos, porque nos principais lugares onde eles são precisos, os missionários estão proibidos de entrar e sujeitos a perseguição e morte.

Maria que gerou a Palavra de Deus para nós, interceda agora para que a mesma Palavra nasça entre os irmãos asiáticos.

4º Mistério – Apresentação

Oceânia

Os mais pequenos em dimensão não são menos amados por Deus



Jesus não precisava de ser circuncidado, mas foi-o porque quis ser igual a nós nos ínfimos pormenores, mesmo os culturais.

A Oceânia é o mais pequeno continente, o menos populoso, aquele onde há menos cristãos. A percentagem de católicos é mínima. O trabalho dos missionários iniciado neste continente séculos atrás necessita de continuação.

Oremos, irmãos, e roguemos a Maria para que nos acompanhe nesta oração pelos irmãos da Oceânia para que descubram as maravilhas do reino dos Céus e se convertam para alcançarem a Salvação.


5º Mistério – Reencontro

Europa

À procura de se reencontrar



Não obstante Jesus ter nascido e vivido no Médio Oriente, a grande expansão do cristianismo foi na Europa e, a partir da Europa, para todo o mundo.

Mas a Europa vem perdendo o sentido de Deus, da humildade e simplicidade, da partilha e da caridade e os europeus estão a substituir o amor pelo luxo.

Santa Maria que tendes visitado tão assiduamente este continente, intercedei para que nos questionemos acerca das coisas de Deus, como Jesus fez, aos doze anos de idade, no Templo. Para que nos reencontremos e nos voltemos a converter e a viver mais para Deus e para o próximo e menos para o nosso bem-estar e luxos.





Orlando de Carvalho


Para ver o nosso Catálogo de Natal, clique neste link:
 


Sem comentários:

Enviar um comentário