domingo, 27 de janeiro de 2019

Elvis Presley canta Nossa Senhora de Fátima

Com a devida referência citamos e reproduzimos uma publicação no Blogue Por Ourém onde se relata a relação do cantor Elvis Presley com Nossa Senhora de Fátima. E a canção pou conhecida que ele Lhe dedicou.


O vídeo com a canção está publicado aqui Milagre do Rosário



ELVIS PRESLEY CANTOU A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Em 1971 o rei do 'rock' gravou uma canção dedicada a Nossa Senhora
ELVIS CANTA FÁTIMA
No dia 15 de Maio de 1971, Elvis Presley entrou no estúdio para gravar o disco “Elvis Now”. Entre as inúmeras músicas que tinha à sua disposição, houve uma que o rei do “rock’n’roll” fez questão de utilizar: “The miracle of the rosary of our lady of Fátima”, de Lee Denson, uma das pessoas que mais o ajudou quando começou a carreira.
A canção, dedicada a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi escrita em 1960, quando Denson se aproximou do catolicismo. Mas a história de “The Miracle of the Rosary” só foi contada há pouco tempo pelo autor da letra e da música.
Começa com o casamento de Lee com Mary. Ele pertencia à igreja Baptista e ela era uma fervorosa católica, que rezava todos os dias o terço, conforme Nossa Senhora de Fátima tinha pedido quando apareceu aos três pastorinhos na Cova de Iria, em 1917. Só que começou a descurar a fé, devido às inúmeras viagens que o marido - músico profissional - era obrigado a efectuar.
O terço que uma amiga lhe trouxe de Fátima chegou mesmo a desaparecer. Apesar de ter vasculhado a casa de alto a baixo, Mary não o encontrou.
Até que, na noite de 13 de Outubro de 1960, quando o casal regressou a casa, após mais um concerto de Lee, o terço apareceu: estava aberto no seu estojo, em cima de uma almofada na cama. Ficaram perplexos. Tinham a certeza de que ninguém tinha entrado em casa enquanto estiveram fora. Mas resolveram dormir. Porém, a meio da noite, acordaram de repente: Mary, através de um toque suave nos lábios, e Lee, por causa de um som que se assemelhava a um sino. Sentiram ainda uma força eléctrica passar pelos corpos enquanto dormiam. Trocaram impressões sobre o que havia sucedido. Concluiram que só podia ter sido um milagre. Mary atribuiu-o logo a Nossa Senhora de Fátima. Lee, que não era católico, passou a ser crente - embora só tivesse sido baptizado em 11 de Julho de 1964 - e juntou-se à mulher quando esta rezou o terço.
Na manhã seguinte, resolveram ir à missa. E ouviram o padre dizer que Nossa Senhora de Fátima todos os dias opera milagres na vida de cada um e que poucos lhe agradecem, ou páram para pensar no que lhes aconteceu. Tentaram discutir o tema após a cerimónia religiosa e não o conseguiram. Segundo Lee, ele e a mulher foram os únicos a ouvir tais palavras. Cada vez mais perplexo, o músico não voltou a dormir descansado. Só o passou a fazer depois de ter escrito uma música dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Quando pensou num artista que a gravasse, de modo a dar uma grande projecção aos milagres de Fátima, Denson pensou no amigo Elvis Presley, que na altura já era uma das maiores celebridades da música mundial. Contudo, decidiu esperar até 1967, ano do 50.º aniversário das Aparições de Fátima, aproveitando também a vinda do Papa Paulo VI a Portugal.
Conversou com o amigo, mas este respondeu-lhe que tinha a agenda demasiado preenchida. A canção esteve na gaveta até 1971.
Denson, entretanto, abandonou a carreira artística para se dedicar à igreja, em Memphis. Em 1978 cantou “The Miracle of the Rosary” numa missa. A igreja encheu-se de perfume de rosas, perante a estupefacção dos fiéis, entre eles o arcebispo panamiano Tomas Clavel, que considerou aquele sinal como “milagroso”.
Algum tempo depois, o Papa Paulo VI, abençoou a canção e todas as pessoas que a ouvissem, cantada por Elvis Presley ou Lee Denson.
Uma guitarra em vez da bicicleta
Lee Denson conheceu Elvis quando a família Presley trocou a cidade-natal, Tupelo, por Memphis, em 1947. Na altura, o futuro rei do “rock’n’roll” vivia numa situação de extrema pobreza. A casa [da avó materna, Minie Mae Hood] onde habitava, no n.º 572 da Poplar Street, tinha apenas dois quartos, mas albergava 15 famílias em permanência.
Perante um quadro tão negro, os pais de Lee, o pastor evangelista JJ Denson e a mulher Mattie, que geriam uma associação de solidariedade do tipo “sopa dos pobres”, foram determinantes na ajuda à família de Presley. Até emprego conseguiram para o pai de Elvis. E em Janeiro de 1948 arranjaram mesmo aos Presley uma casa no bairro de Lauderdale, no n.º 185 de Winchester Road. Apesar de só ter dois quartos, era únicamente para o clã Presley. E a renda era acessível: 35 dólares por mês.
Segundo Lee Denson, Elvis tinha, aos 12 anos, muita dificuldade em arranjar amigos. Na escola, um dos professores chegou ao ponto de lhe chamar “menino da mamã”, por usar brilhantina e ter uma popa no cabelo. Na hora das brincadeiras de rua mostrava-se sempre alheado. Um dos seus passatempos preferidos consistia em ficar especado a ver e ouvir Lee Denson e os amigos tocarem guitarra.
Apesar de só ter 13 anos, Lee era já um dos profissionais da música mais respeitados na zona sul de Memphis. Um dia, Lee disse a Elvis que um dos caminhos para tirar a família da miséria poderia passar pela música. Elvis respondeu-lhe que tinha medo de cantar em público e recusava-se a tocar com os amigos de Lee. Mas ficou a matutar na ideia. E, por influência do amigo, no Natal de 1948 solicitou à mãe que, em vez da bicicleta já pedida, lhe oferecesse uma guitarra.
Lee foi o primeiro professor de Elvis e depressa percebeu que havia magia na voz do amigo. Não se enganou. Pouco tempo depois, cada vez que o ex-pobre miúdo de Memphis aparecia numa festa havia multidões a aplaudi-lo.
EDITADO EM 1972
A canção “The Miracle of the Rosary” foi gravada em 1971, mas só apareceu nas discotecas em 1972, no LP “Elvis Now”. Quando interpretava o tema para os amigos, Elvis, apesar de não ser católico, terminava a canção com a oração Avé Maria.
EX-FUNCIONÁRIA DA CIA
A história da canção “Miracle of the Rosary” chegou a Portugal através da devota de Fátima, a norte-americana Armentine Keller. Ex-funcionária da CIA, em Menphis, contou-a a Carlos Evaristo, presidente da Fundação Oureana, e produtor do Elvisfest, que se realiza sexta-feira, em Ourém.
DALI PINTOU MILAGRE
Salvador Dali cobrou 15 mil dólares, em 1960, para pintar um quadro sobre as aparições na Cova de Iria. Quem o contratou foi um ex-crente da Igreja Baptista, conhecido de Lee Denson, que se converteu ao catolicismo, depois de tomar conhecimento da mensagem de Fátima.
A CANÇÃO
The Miracle of the Rosary
“Oh Blessed Mother we pray to Thee.
Thanks for The Miracle of The Rosary.
Only You, can hold Back your Holy Son’s hand,
long enough for the whole world to understand.
Hail Mary, full of grace,
The Lord is with you.
Blesseed art Thou among women,
and blessed is the fruit
of Thy Womb Jesus.
Oh Holy Mary, Dear Mother of God,
please pray for us sinners,
Now and at the hour
of our death.
And thanks once again,
for the Miracle
of Your Rosary”
TRADUÇÃO
“Ó Mãe Santíssima,
nós vos rezamos.
Obrigado pelo Vosso
Milagre do Rosário
[Paz no Mundo].
Só Vós pudestes suster
a Mão do Vosso Filho
Sagrado
durante o tempo suficiente para o Mundo
compreender
[mensagem de Fátima].
Avé Maria, cheia de graça,
o Senhor é Convosco,
bendita sois Vós
entre as mulheres,
e bendito é o fruto
do Vosso Ventre Jesus.
Ó Santa Maria,
Querida Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores, agora e na hora
da nossa morte.
E mais uma vez agradeço
pelo Milagre
do Vosso Rosário.”
Fonte: Correio da Manhã, 12 de Agosto de 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário