segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Quem é o Pai de Jesus?


Deus não é humano, não sabemos como é o seu corpo, que características tem. Então, o Filho de Deus não procede do Pai como as pessoas procedem dos seus pais. Jesus é o discurso de Deus, a expressão verbal de Deus, chamamos-Lhe Palavra de Deus. Ele chegou como pessoa humana para ser mais facilmente compreendido por nós. Conhecer Jesus é olhar para o interior profundo de Deus. Pai e Filho Jesus e a sua relação amorosa, o Espírito Santo.

2 comentários:

  1. E Cristo? Pode falar um pouco sobre isso? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A palavra Cristo deriva do latim christu, que deriva do grego christós, cujo significado é ungido. Em hebraico, ungido é messias.
      Ungir é marcar a pessoa escolhida com um sinal. O Rei David foi escolhido por Deus e o sinal visível disso foi a unção feita pelo profeta Samuel.
      Ungido em linguagem comum, hoje, dir-se-ia oleado, azeitado. O ungido é aquele que foi marcado com óleo de azeitona, azeite, e, ao mesmo tempo, por Deus.
      Os óleos sagrados utilizados nos sacramentos (baptismo, crisma, ordem, unção dos doentes) realizam a unção da pessoa que recebe esse sacramento, isto é, marca a pessoa.
      Jesus é o Cristo. Não apenas um ungido, um escolhido ou um cristo, mas o Messias, o Ungido, o Cristo.
      Quando usamos a expressão Jesus Cristo significamos a pessoa com o nome de Jesus. Como há diversas pessoas com esse nome, ao mencionarmos que é o Cristo, estamos a declarar que acreditamos que é o Cristo de Deus, o Messias, o Escolhido pelo Pai para vir até nós.
      Cristo é inicialmente um adjectivo, uma qualificação da pessoa. De certo modo, todos os baptizados são cristos, mas com letra minúscula.
      Como apenas um Cristo é escrito com maiúscula, Cristo, o Jesus, acabou sendo um substantivo, um nome próprio: Jesus Cristo.
      Espero ter ido ao encontro do seu pedido.

      Eliminar