sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ESQUEMA e GUIA para o Sacramento do Perdão dos Pecados


Nomes deste sacramento:

  • Perdão dos pecados 
  • Confissão dos pecados 
  • Reconciliação 
  • Penitência


Este é um sacramento de cura, porque cura as doenças da nossa alma, que são os pecados, as asneiras e os disparates que fazemos e as coisas boas que deixamos de fazer e podíamos fazer.

O ministro deste sacramento é o Padre

O local adequado, de acordo com a Igreja, é o Confessionário
 

Confissão
 

Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós irmãos, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, actos e omissões.


Por minha culpa, minha tão grande culpa.


E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós irmãos que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor.


5 PASSOS PARA UMA CONFISSÃO

 
1. Exame de consciência


2. Arrependimento


3. Propósito de emenda


4. Confissão dos pecados ao padre

  • Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  • Abençoai-me, padre, porque pequei.
  • A última vez que me confessei foi ...
  •  

5. Cumprir a penitência


Acto de Contrição
 

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar. 

 

Apresento aqui um  esquema que pode servir de guião para o catequista responsável por crianças que vão receber o sacramento do Perdão dos Pecados (é este o nome que eu prefiro), em especial para a primeira vez, mas necessário posteriormente, pois as crianças esquecem facilmente.

Não explico o que é o Exame de Consciência, etc., porque cada catequista o poderá fazer de maneira mais apropriada porque conhece o seu grupo e sabe a maneira de melhor comunicar com o grupo e com cada criança.


Orlando de Carvalho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário