quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Advento Domingo III - Celebrar com crianças


 

 

Advento – Domingo III

Subsídio para celebrar com crianças em ambiente de catequese 



2023-12-17

DOMINGO II DO ADVENTO



Oração coleta

 

Pai do Céu,

Que és tão bom,

Ajuda-nos a chegar ao Natal

E a celebrá-lo com muita alegria.

Ensina-nos que Jesus é Deus contigo e com o Espírito Santo.

Ámen.

 


Cf. Leitura do Livro de Isaías
O espírito do Senhor está em mim, porque o Senhor me escolheu para ir levar a boa notícia aos pobres, a levar alegria aos corações tristes, a libertar os prisioneiros, a declarar o ano da graça do Senhor.

A minha alma alegra-se no meu Deus, que me salva e me faz justiça.

Como no jardim nascem as flores, assim o Senhor Deus há-de fazer nascer a justiça para todas as pessoas.
Palavra do Senhor.


Cf. SALMO RESPONSORIAL

Refrão: A minha alma alegra-se no Senhor. Repete-se

A minha alma alegra-se em Deus, meu Salvador,
porque Ele olhou para a minha humildade:
a partir de agora hão-de chamar-me feliz todas as pessoas. Refrão

Deus que é bom fez-me feliz:
Santo é o seu nome.
A bondade de Deus fica para sempre

com aqueles que o amam. Refrão

Deus dá alimento aos que têm fome

e fica triste com os ricos que não partilham.

Deus é misericordioso e bom. Refrão


Cf. Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo
aos Tessalonicenses

 
Irmãos: Vivam sempre alegres, rezem sem parar, agradeçam sempre a Deus.

Afastem-se de todo o mal. O Deus da paz vos faça santos e vos prepare para o encontro com Jesus
Palavra do Senhor.





Cf. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, João estava a baptizar nas águas do rio Jordão, baptizava todos os que vinham ter com ele.

Ele estava a preparar as pessoas para acreditarem em Jesus quando Ele se mostrasse.

Perguntaram a João:

- És tu o Messias que nos vem salvar?

Ele respondeu:

- Não sou. Eu vim preparar o caminho para o Messias.

Disseram a João:

- Se não és o Messias, porque estás a baptizar?

João respondeu:

- Eu baptizo com água. Mas Aquele que é o Messias já está aí no meio de vocês.
Palavra da salvação.


ORAÇÃO DOS FIÉIS

 

Irmãs e irmãos:

Oremos a Jesus
pelos que esperam a felicidade eterna
e também por aqueles que não têm esperança,
dizendo:
Ouvi-nos, Senhor.


1. Pelo Papa Francisco, pelos bispos, padres, diáconos e catequistas,

por todos que, como João Baptista,

preparam os corações das pessoas para receberem Jesus,

oremos.

2. Para que todas as pessoas,

procurem a luz de Deus que brilha em Jesus

e O descubram no Natal,

oremos.

3. Para que o Espírito de Deus,

Encha a terra inteira de alegria

E de obras de paz e justiça

oremos.

4. Pelos pobres, os doentes, os idosos,
e as pessoas sozinhas

oremos.


5. Para que Deus nos faça santos e nos afaste de todo o mal,

oremos.


Conclusão do Presidente da Celebração



Oração sobre as oblatas


Pai do Céu,

Pedimos a tua ajuda para participar sempre na Eucaristia,

Porque isso nos vai fazer felizes

E salvar-nos.

Pedimos por meio de Jesus que é Deus contigo e com o Espírito Santo.

Ámen.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário