quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Advento Domingo IV - Celebrar com crianças

 

Advento – Domingo IV

Subsídio para celebrar com crianças em ambiente de catequese 


2023-12-24

DOMINGO IV DO ADVENTO



Oração coleta

Pai do Céu,

Damos graças porque

Enviaste o anjo anunciar a Maria que ia ser Mãe do teu Filho Jesus,

Que veio a este mundo para sofrer e morrer na cruz

E dessa maneira nos salvar.

Teu Filho Jesus que é Deus contigo e com o Espírito Santo.



 Cf. Leitura do Segundo Livro de Samuel

O rei David andava triste porque vivia num palácio e a arca da Aliança estava numa tenda.

Deus enviou ao rei David a seguinte mensagem através do profeta Natã:

Pensas fazer um palácio para Mim? Tu eras um simples pastor e eu escolhi-te para seres rei do meu povo. Acompanhei-te e protegi-te.

Vou proteger o meu povo e dar um lugar para vocês viverem.

Eu vou fazer uma casa para ti.

Vou dar-te um descendente que Eu vou tratar como meu filho.

O teu reino não terá fim.

Palavra do Senhor

 

 Cf. SALMO RESPONSORIAL

Refrão: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
Vou anunciar para sempre o seu amor.
A bondade nunca vai acabar

O amor de Deus fica para sempre no céu. Refrão

«Fiz uma aliança com David:
‘A tua descendência não vai nunca acabar’». Refrão

«Ele há-de chamar-Me meu Pai,
meu Deus, meu Salvador’.

Ele terá sempre a minha protecção



 Cf, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
 

 Palavra da salvação.

Oração sobre as oblatas
Aceita, Senhor, o pão e o vinho que trazemos ao teu altar
e santifica-os com o mesmo Espírito
com que, santificaste a Virgem santa Maria.
Isto Te pedimos por intermédio de Jesus que é Deus contigo e com o Espírito Santo.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Irmãs e irmãos:

A Boa Notícia que acabámos de ouvir,

Vai conduzir-nos para a celebração do Natal

E a responder:

R. Vem, Senhor Jesus.

 

1. Pela Igreja una, santa e apostólica,

Que é a casa prometida por Deus a David,

para que Maria seja sempre o nosso exemplo a seguir,

oremos.

2. Pelos grandes e poderosos deste mundo

E por todos que têm autoridade

Para que aceitem sempre o amor de Deus.

oremos.

3. Por todos nós, membros da Igreja,

Para que sejamos capazes de imitar Maria

E ser amados por Deus.

oremos.

4. Pelos pais que esperam um filho

e pelos meninos que não conhecem os seus pais,

para que o Natal lhes revele o Salvador,

oremos.

5. Para que o Senhor nos dê um Natal feliz

A celebrar Jesus

E a amar todos os irmãos.

oremos.

 

Conclusão do Presidente da Celebração



Oração sobre as oblatas
Pai do Céu,

O pão que comungámos é a prova da nossa salvação.

Aumenta em nós o amor para melhor celebrarmos o Natal do teu Filho.

Jesus que vive e é rei eternamente.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário