O salmo e os salmistas
Distinguimos três partes principais na Liturgia da Palavra.
·
Leitura
·
Salmo
·
Oração
O tempo de leitura é o tempo em que Deus fala e a assembleia
escuta.
Durante o salmo, os salmos são poemas pensados para serem
cantados, continua o tempo de escuta, mas inclui já uma resposta da assembleia.
Na oração, o sujeito que fala é a assembleia, como conjunto
de fiéis que em uníssono se dirigem a Deus.
Os salmos estão contidos no Livro dos Salmos, são portanto
parte integrante da Sagrada Escritura. São 150, os salmos. Um judeu médio do
tempo de Jesus deveria saber cantar todos os salmos. Jesus morre na cruz a
cantar um salmo 22.
“Meu Deus, meu Deus,
porque me abandonaste?”
Entendido por muitos como um momento de desespero do Senhor,
naquela hora, é pelo contrário, o depósito de uma confiança absoluta no Pai,
porque o salmo termina assim:
“O Senhor far-me-á
viver para Ele,
a minha descendência O
servirá,
falará do Senhor à
geração futura,
contará a sua justiça
ao povo que vai nascer:
é obra do Senhor!”
O leccionário contém as leituras e necessariamente os salmos
que são proclamados, que são também leituras da Bíblia. Normalmente são
seleccionados apenas alguns versículos dos salmos, que estão em relação com as
leituras que se fazem.
O salmo não é uma canção que se cante em qualquer altura. Na
liturgia da palavra, o Salmo tem identidade própria e é proclamado ou cantado
no momento próprio e não é substituído por outras canções.
O Livro dos Salmos foi uma das principais bases para a
oração dos judeus. E continua a ser.
Os judeus começavam a aprender muito cedo as Sagradas
Escrituras e a decorar alguns textos. Os rapazes, a partir dos 12 anos, contraíam
obrigações religiosas, diante de Deus e da comunidade, como adultos.
Aqui descobrimos a motivação do episódio da ida de Jesus com
os pais a Jerusalém com a idade de 12 anos, a sua maioridade religiosa.
O salmo pode ser declamado ou cantado por uma pessoa, o
salmista (este m. Outra variante, a que se utiliza na Liturgia das Horas, é
cantar o salmo em dois coros que se alternam. Na missa utilizamos o canto
responsorial. A assembleia responde com um refrão a cada versículo ou
versículos do salmista.
É necessário que o salmista realize o seu ministério de
forma digna e com proveito para a assembleia que o escuta, salmodiar é uma
arte. O salmista competente é excelente a salmodiar, dotado de pronúncia
correcta e dicção perfeita.
Orlando de Carvalho
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