domingo, 14 de junho de 2020

LITURGIA apontamentos 9


Notas soltas



A Oração Universal tem normalmente presente: a dilatação da fé, a Igreja, os governantes, os atribulados.


Estíquio – nome dado a cada linha do salmo. Um estíquio é pois um versículo sálmico.

Ambão – Etimologicamente é o lugar para onde se sobe.




Ao Evangelho, o padre ou o diácono diz:

- O Senhor esteja convosco.

Sem abrir os braços, porque a proclamação do Evangelho não é um ofício presidencial, mas ministerial.

O Evangelho, sendo um ofício ministerial, havendo padres a concelebrar, e na ausência de diácono, é o mais novo que lê o Evangelho.

Um padre não pede a bênção antes de proclamar o Evangelho, ao contrário do diácono.



O diácono pede a bênção do presidente, de frente para ele:

- Ponde, Senhor, nos meus lábios as vossas palavras, para que eu as anuncie ao vosso povo.

No final da leitura, o diácono pode apresentar o Evangeliário ao presidente para o beijar. Este dirá:

- Por este santo Evangelho, perdoai-nos, Senhor.



A homilia é a actualização da Palavra proclamada feita com a autoridade conferida pelo próprio Cristo. Não é uma aula, nem uma catequese.

A primeira homilia do Novo Testamento foi feita por Jesus e vem descrita em Lucas 4,21, quando Jesus entregou o rolo, se sentou e disse:

- Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.



O Espírito Santo inspirou o escritor bíblico e inspira aquele que faz a homilia e os ouvintes.




Exegeta é aquele que se dedica à exegese: o estudo e interpretação da Bíblia.



Exegese patrística: iluminar a Escritura com a própria Escritura, aproximando textos.



O hagiógrafo dedica-se à hagiografia: estudo das biografias dos santos e beatos.



Economia da Salvação: pedagogia divina



A homilia deve suscitar a fé. Então, após a homilia, os fiéis, em que foi despertada a fé, professam-na, recitando o Credo.



A primeira parte da Liturgia é a Palavra, porque foi, e é, Deus que se revela em primeiro lugar.



Lex orandi lex credendi. Forma completa: Lex orandi statuat legem credendi. Da latim para o português: A norma da oração é a norma da fé.



A Igreja há-de acreditar como reza. Por outro lado, a Igreja reza, ou celebra, aquilo em que ela crê.



Orlando de Carvalho

2 comentários:

  1. Dai-me Senhor, uma fé de criança. Aceita - me como sou e Ajuda - me a ser como Queres que eu seja.

    ResponderEliminar