Sacramentos –
Baptismo
O Baptismo é a Porta dos Sacramentos. Nenhum sacramento pode
ser recebido por quem não tenha anteriormente recebido o Baptismo.
Há que distinguir entre o Baptismo de crianças e o de
adultos.
As crianças são baptizadas a pedido dos pais e o pedido é
aceite desde que haja esperança fundada de que eduquem os filhos na fé cristã. Sem
essa esperança deve protelar-se o baptismo. O baptismo nunca é negado, por isso
se protela, neste caso até que existam as condições em falta.
Ter 3 filhos em idade de catequese, que não a frequentam, dá
esperança fundada para recusar o pedido de baptismo do 4º filho.
Em Portugal o casamento corre dois processos, um civil e
outro canónico. O então primeiro-ministro António Guterres realizou um
casamento canónico secreto. Neste caso, o casamento não teve efeitos civis até
o processo civil estar concluído.
A Iniciação Cristã processa-se em 3 fases.
1.
Inicia-se uma história de salvação, um processo
em que Deus Se revela e o homem é salvo.
2.
Incorpora-se na Igreja
3.
Iniciação a uma vida de salvo, vida moral,
ética.
Baptismo, Crisma e Eucaristia introduzem na vida da Igreja,
em pleno, mas não automaticamente.
Quem não fez Iniciação Cristã não está apto a iniciar
ninguém, isto é, não está apto a ser padrinho. O padrinho é o garante que
acompanha a pessoa antes e após o sacramento do baptismo.
A palavra “baptismo” significa “mergulho”.
a.
Mergulho exterior na água
b.
Mergulho interior na Santíssima Trindade, no
nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
do Pai
|
e
|
do Filho
|
e
|
do Espírito Santo
|
Este “e” é no
sentido grego, epigenético
|
Cada uma das 3 pessoas divinas tem toda a divindade. As 3
pessoas são distintas nas funções.
O Baptismo é um mergulho na morte e na ressurreição de
Cristo.
Logo, o Baptismo é sacramento de morte e vida. Morte para o
pecado e vida para Deus.
Baptismo, sendo mergulho, é diferente de lavar o corpo, pois
é compromisso de actividade concreta.
São Tomás de Aquino fala de semelhança natural entre a
realidade espiritual, em que participo através daquele gesto, e a realidade
sensível, que se manifesta.
A Igreja, no sacramento, não tem autoridade para mudar o
sinal em que a realidade se transmite. A missa é a partida de uma refeição ritual para o mundo.
A água que usamos no Baptismo, é utilizada em todas as
religiões com idêntico significado: mudança, alteração.
No Baptismo recebo o fruto da morte e da ressurreição de
Jesus.
Genz diz que no Baptismo Deus insufla o hálito da vida.
O evangelista João refere que Jesus entre os Apóstolos sopra
sobre eles o Espírito Santo.
No Baptismo recebemos a vida de Deus: a realidade
intra-trinitária, o amor, a comunhão. Recebemos como princípio existencial
novo, como era antes do pecado original.
Baptismo:
Vida segundo a carne e Vida segundo o Espírito essa pessoa deixa de viver segundo as necessidades e
passa a viver segundo os valores
O ministro do Baptismo tem que acreditar, sentir e dar expressão,
para que o gesto seja entendido.
O óleo dos catecúmenos recebido no Baptismo é uma defesa
contra o Diabo e as formas como ele pode interferir com as pessoas: tentação, obsessão
e possessão.
Os pais trazem um filho à Igreja para baptizar e levam de
volta um irmão, na fé, como membro da Igreja, irmãos em Cristo. Levam, para educar, um filho de Deus.
A mistagogia é a explicação dos gestos.
Nos adultos, depois do Baptismo, podem realizar-se
catequeses mistagógicas (na Antiguidade, era a norma), em que se explicam
progressivamente os gestos da vida cristã, e auxilia a iniciação à vida cristã.
Orlando de Carvalho
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