Bênção
A palavra “bênção” deriva do latim e significa bem dizer, louvar
Um dos sentidos da Oração de Bênção é louvar a Deus e pedir-lhe que abençoe algo que vai entrar ao serviço. Assim, a bênção está ligada a algo que vai ser inaugurado. A ordenação de um padre é uma bênção.
Damos graças a Deus por algo que vai ser usado, pedindo a sua protecção para isso (objecto, serviço, refeição…), acontecimento que queremos viver segundo e sob a protecção de Deus.
As bênçãos são pedidas sempre para as pessoas. Atentemos em casos do quotidiano: a bênção da casa, do carro, dirigem-se às pessoas que vão usar esses bens, para os construtores da casa… Esta noção é tão importante que, se o carro ou a casa for vendido a outro, este pode pedir que o objecto seja benzido, independentemente de saber se já foi ou não anteriormente benzido.
A Oração de Bênção tem ainda o aspecto de consagração. O objecto benzido passa a ter uma relação muito marcada pela relação com Deus.
As bênçãos são uma pequena liturgia. Têm uma forma simples e uma forma desenvolvida. A forma simples é a Oração de Bênção propriamente dita. Incluem sempre o sinal da cruz que é a grande bênção, feito com a mão, com algum objecto sagrado, com o Santíssimo Sacramento (S. João Paulo II, no final da proclamação da canonização dos pastorinhos de Fátima abençoou com o Evangelho).
Quando se trata de alguma invocação, a bênção faz-se com a imposição das mãos.
A Bênção pode ser desenvolvida até à dimensão de uma pequena celebração, com a proclamação da Palavra de Deus, por exemplo na bênção de uma Igreja, de uma capela mortuária da capela de um hospital.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA BÊNÇÃO
Palavra e Rito
A Palavra dirige-se sobretudo à inteligência (mas também à sensibilidade, se se tratar de um poema). O Rito completa a Palavra., é para se sentir.
O Rito é uma Palavra sensível.
Lutero: Rito Palavra sensível feita de gestos
Santo Agostinho: os gestos da Palavra são, para nós, palavras.
A Palavra traz à memória o acontecimento da história da Salvação em que Deus Se revela. O Rito dá-nos a hipótese de tomar parte, de viver esse acontecimento.
A Palavra sem o Rito é como uma árvore de fruto que não podemos saborear. Um Rito sem Palavra perde, em parte ou no todo, o significado, pode mesmo ser desviado do seu significado.
Orlando de Carvalho
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