quinta-feira, 6 de outubro de 2016

PONTUALIDADE



A Pontualidade

A pontualidade, é o valor que se constrói pelo esforço em estar a tempo no lugar necessário.
O valor da pontualidade é a disciplina de estar a tempo para cumprirmos as nossas obrigações: seja uma reunião de trabalho, uma reunião de amigos, um compromisso no emprego, ou um trabalho pendente para entregar…
O valor da pontualidade, é necessário para dotar a nossa personalidade de carácter, ordem e eficácia, pois ao vivermos o valor em plenitude, estamos em condições de realizar mais actividades, desempenhar melhor o nosso trabalho e sermos merecedores de confiança por parte dos outros.
A falta de pontualidade fala por si mesma, daí se deduz com facilidade, a escassa ou nula organização do nosso tempo, da planificação das nossas actividades,  supostamente de uma agenda e até da aferição da nossa educação. Mas, o que há afinal por detrás de tudo isso?
Muitas vezes, a falta de pontualidade advém do interesse ou não, que desperta em nós uma determinada actividade.
Por exemplo, é mais atractivo para um jovem conversar com os amigos, do que chegar a tempo às aulas. Para outros, é preferível saborear descansadamente a sobremesa, do que chegar a horas ao trabalho. O resultado de viver de acordo com os nossos gostos, é a perda de formalidades na nossa maneira de actuar, que pouco a pouco acaba por se tornar no vício de chegar tarde.
Neste sentido, poderíamos acrescentar a importância que tem para nós um determinada evento: se temos uma entrevista para conseguir um emprego, se temos uma reunião para fechar um negócio ou uma reunião com o director do centro de estudos, fazemos até o impossível para estar a tempo.
Mas se é o amigo de sempre, ou uma reunião onde estarão pessoas com quem não nos relacionamos ou conhecemos pouco, ou umaa pessoa – na nossa visão – que tem pouca importância, acabamos por não chegar a tempo…afinal, o que importa isso…?
Para sermos pontuais, primeiramente devemos ter a consciência de que toda a pessoa, evento, actividade ou reunião, tem um grau particular de importância. A nossa palavra deveria ser sinónimo de garantia, para poderem contar com a nossa presença no momento preciso e necessário.
Outro factor que impede a vivência deste valor e é pouco visível, dá-se precisamente no nosso interior: imaginamos, recordamos, recreamos e supostamente pensamos diversas coisas, enquanto tomamos banho, enquanto descansamos um pouco no sofá, quando passamos no supermercado para comprar “apenas aquilo que faz falta”, na pequena pausa que fazemos no trabalho ou entre as aulas…mas na realidade o tempo passa tão depressa, que quando “despertamos” e distraidamente olhamos o relógio, já nada ou pouco podemos fazer, para remediar o descuido.
Um aspecto importante da pontualidade, é centrarmo-nos na actividade que estamos a realizar procurando manter sempre a nossa atenção, para não divagarmos e podermos aproveitar melhor o tempo.
Para corrigir isto, é de grande utilidade programar o alarme do nosso relógio ou ordenador, pedir a um familiar ou amigo que nos recorde a hora (nem sempre, para não sermos chatos e dependentes), porque é necessário tentarmos remediar o atraso imediatamente, pois de outra forma, acabaremos por não cumprir com o que devíamos.
O pior, no meio de tudo isto, é encontrar pessoas que saibam “distinguir-se” pela sua falta de pontualidade. Chegar tarde poderá ser uma maneira de chamar a atenção, ou uma falta de segurança e de carácter…
Por outro lado, alguns dirão: “olhem, que esperem se quiserem…”, “para quê chegar a tempo…?”, não há problema…”, “é sempre o mesmo…”. Estas e outras atitudes, nada mais são do que o reflexo do pouco respeito, para não dizermos, do pouco apreço que sentimos pelos outros, pelo seu tempo e pelas suas actividades.
Para uma pessoa que não respeita a pontualidade, os pretextos e as justificações estão esgotadas, ninguém acredita nelas…então não será tempo de mudar esta atitude?
Pelo contrário, cada vez que alguém de atrasa significativamente, sem que isso esteja nos seus hábitos, chama a atenção e é sujeito de toda a credibilidade pela sua responsabilidade, constância e sinceridade, pois seguramente, aconteceu algum contratempo importante que o levou a atrasar-se.
Podemos pensar que se tivermos uma agenda e pedirmos ajuda, será o suficiente para corrigir a nossa situação e nos facilitar um pouco a vida, mas se não encontrarmos a causa, ou causas que provocam os nossos não cumprimentos (os já mencionados: interesses, importância, distracção) e não tivermos a vontade de cortar a tempo as nossas actividades, sejam o descanso ou o trabalho e até os encontros com os amigos, o que exige alguns esforço extra da nossa parte – podemos chamar-lhe sacrifício se quisermos -, nada conseguiremos, e pouco a pouco, acabaremos por nos afastar dos nossos objectivos.
A questão não é dizer: “amanhã quero ser pontual”, há que fazer um esforço para o ser já hoje e em todas as outras circunstâncias.

Para crescer e tornar mais firme este valor na tua vida, podes começar por aproveitar estas sugestões:

- Procura examinar-te e tentar descobrir quais são as causas das tuas faltas de pontualidade: preguiça, desordem, irresponsabilidade, esquecimento, etc.

- Estabelece um meio adequado para solucionar a causa principal do teu problema (lembrando-te de que é necessária vontade e sacrifício): reduz distracções e descansos ao longo do dia, levanta-te talvez um tempo antes, para terminar o cuidado pessoal e coloca o despertador mais cedo, etc.

- Embora isso possa ser um pouco aborrecido, elabora por escrito o teu horário de actividades para o dia seguinte. Se tens muitas coisas para fazer e isso te vai servir de pouco, talvez possas fazê-las nos dias seguintes. De futuro talvez te seja mais fácil incluir outros eventos e calculares melhor as tuas possibilidades de cumprir com tudo. Recorda que com vontade e sacrifício, conseguirás os teus propósitos.

- Implementa um sistema de “alarmes” que te ajudem a ter a noção do tempo (não necessariamente sonoras) e muda-os regularmente para que não te habitues: usa se preciso o relógio no outro braço, tenta acompanhar o colega que entra e sai a tempo, utiliza se necessário, notas escritas…

- Define de maneira correcta as tuas prioridades e dá-lhes o lugar devido, muito especialmente se tens que fazer alguma coisa importante, ainda que isso te não agrade sobremaneira.

- Viver o valor da pontualidade é uma maneira de tornar a vida mais agradável para os outros, de melhorar a nossa ordem e de fazer de nós pessoas dignas de confiança.

Fonte: Encuentra
Tradução do meu amigo Diácono Maximino Alves Martins




.







Sem comentários:

Enviar um comentário