terça-feira, 20 de março de 2018

Entrevista do Papa a Spadaro (1)





Antonio Spadaro (Corriere della Sera)
Quais as resistências que tem encontrado e como as tem vivido?

Papa Francisco:
Diante da dificuldade, nunca digo que é uma "resistência", porque significaria desistir de discernir, o contrário do eu quero fazer. É fácil dizer que há resistência e não perceber que, nesse contraste, também pode haver um fragmento de verdade. Isso também me ajuda a relativizar muitas coisas que, à primeira vista, parecem resistir, mas na realidade é uma reacção que surge de um mal-entendido... Mas quando percebo que há resistência real, é claro, desculpe. Algumas pessoas dizem-me que é normal que haja resistência quando alguém quer fazer mudanças. O famoso "sempre foi assim" reina em todos os lugares, é uma grande tentação que todos nós vivemos. As resistências depois do Vaticano II, ainda presente, têm esse significado: relativizar, abater o Concílio. Desculpe-me ainda quando alguém se alista numa campanha de resistência. E, infelizmente, eu vejo isso também. Não posso negar que existem resistências. Eu vejo-as e eu conheço-as. São as resistências doutrinárias. Para a saúde mental, não leio os sites desta chamada "resistência". Eu sei quem eu sou, conheço os grupos, mas não os leio, simplesmente para minha saúde mental. Se há algo muito sério, eu sou informado para que fique a saber disso. É um desgosto, mas devemos seguir em frente. Quando percebo resistências, tento dialogar, quando o diálogo é possível; mas algumas resistências vêm de pessoas que acreditam que são donas da verdade me acusam você de ser um herege. Quando nessas pessoas, pelo que dizem ou escrevem, não encontro bondade espiritual, simplesmente rezo por elas. Sinto muito, mas não me preocupo com esse sentimento de higiene mental .


Sem comentários:

Enviar um comentário