quinta-feira, 22 de março de 2018

São João Paulo II sobre a Pastoral Juvenil


Discurso do Papa João Paulo II aos bispos das províncias eclesiásticas francesas de Bordeaux e Poitiers, em 13 de Fevereiro de 2004, incidindo na pastoral juvenil.

O universo cultural dos jovens é marcado pelas novas tecnologias de comunicação, que perturbam sua relação com o mundo, com o tempo e com os outros, e que modelam seu comportamento. Isso cria uma cultura do imediato e do efémero, que nem sempre é favorável ao aprofundamento, nem maturação interior ou ao discernimento moral.
Mas o uso de novos meios de comunicação tem um interesse que ninguém pode negar.

O Papa referiu-se aos sites de muitas dioceses e ao espaço que dedicam aos jovens.

Referiu-se às fracturas que vulnerabilizam os jovens: separações familiares, ruptura dos laços sociais, desintegração da unidade familiar e outras situações de precariedade. Expressou a sua preocupação com a evolução das
mentalidades:
- Subjectividade exacerbada
- Liberalização excessiva de costumes que levam os jovens a considerar que qualquer comportamento, porque é realizável, poderá ser bom
- Séria diminuição do sentido moral. Os jovens dão, por vezes, a impressão de entrar demasiado cedo na vida adulta por causa dos seus conhecimentos e dos seus comportamentos, e não ter tido tempo suficiente para a maturação física, intelectual, emocional e moral.

Como pastores, vós bispos, estai atentos a essas realidades, conhecendo a
generosidade dos jovens, prontos a mobilizarem-se para causas justas e
ansiosos para encontrarem a felicidade.
O Papa recordou a importância da educação na formação dos jovens, quer a nível das famílias, paróquias ou escolas.
- A França herdou grandes figuras de educadores, e por isso, eu convido-vos, apesar dos vossos fracos recursos, a não poupar esforços no campo educativo.

 - Os jovens aspiram a viver em grupos onde são reconhecidos e amados, a família acima de tudo, depois os amigos e por fim a comunidade diocesana. A presença de outros adultos, para além dos pais, costuma ser benéfica.

O Papa encorajou as escolas católicas a serem comunidades que transmitam valores cristãos e ensinem o Magistério aos jovens.

- A pastoral dos jovens requer, da parte dos orientadores, perseverança, atenção e capacidade inventiva. Para isso, não hesiteis a destacar padres de qualidade com boa formação e uma vida espiritual a toda a prova.

O Papa sublinhou que viver a Fé e a vida sacramental é muito mais do que apenas uma actividade entre outra numa vida.

O Santo Padre concluiu falando dos jovens que se preparam para o casamento e já conheceram muito sofrimento dentro das suas famílias.
- Existem na sociedade variados modelos de relacionamento, sem qualquer qualificação antropológica ou moral. A Igreja recorda que o casamento entre um homem e uma mulher, e uma família, constroem-se acima de tudo por um forte vínculo entre as pessoas e um compromisso definitivo, não apenas sobre o aspecto puramente afectivo, que não pode constituir a única base da vida conjugal. Que os pastores e os casais cristãos não tenham medo de ajudar os jovens a reflectir sobre os aspectos difíceis e essenciais.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário