terça-feira, 19 de março de 2019

São José, Custódio das famílias

Autor: Juan Sánchez Cotán (1560-1627)



19 de Março de 2019 – Dia grande

Celebramos São José, o carpinteiro a quem Deus confiou a custódia de seu filho Jesus e da sua mãe Maria.
José é para todos um exemplo de paternidade responsável, ele que pôs na frente dos seus interesses a defesa e protecção de Maria e de Jesus. E ensinou a Jesus uma profissão com que ele pudesse sustentar-se, ensinou-lhe a sua profissão, carpintaria.
José serão todos os pais que pela sua prática se configurem com o esposo de Maria. Dando-se aos filhos, dando-se à família.
Todos os dias rogo a São José por todas as famílias.
Acredito que a felicidade e a qualidade de vida das famílias seria bem melhor se se confiassem à protecção de São José. Ninguém pode dar melhor protecção à minha família, ou à tua, que São José. Tenho a certeza. Se o próprio Deus omnipotente, com todo o seu poder e sabedoria, escolheu José para lhe entregar a guarda da sua própria família, Jesus e Maria, isso revela que ele é o melhor protector para uma família.



Pintura na Igreja de São Martinho, em Villers-sur-Mer,  Normandia, 
por Benjamin Constant (1845-1902)
 

São José,
Abençoai todas as famílias deste tempo, a minha e todas as outras.
Abençoai especialmente as famílias onde falta a fé e o amor, as famílias onde não há dinheiro para o necessário, as famílias onde há dor e sofrimento.
Pai-nosso…
Pai-nosso…
Pai-nosso…
Glória…

Hoje, São José, peço-te que dês conta ao Senhor, nosso Deus, das minhas graças pelo pai que me deu.
Estranhamente não te peço para o meu pai uma longa vida (que valem 100 ou mesmo 120 anos nos milhões de anos do Cosmos?), peço que guies o meu pai no caminho do bem-fazer e na fé, que o meu pai seja cada vez pai um digno filho de Deus para que possa viver na eternidade junto de Deus, pelos séculos e milénios que hão-de vir, para a eternidade sem fim. Ámen.

Peço-te ainda que veles pelos meus avôs João e Amadeu para desfrutem em pleno das alegrias do Paraíso. Ámen.

Orlando de Carvalho



Sem comentários:

Enviar um comentário