sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Fim da Igreja à vista?


Não aceitar a ordenação de homens casados e de mulheres será um suicídio para a Igreja.

- Declarações do Padre Anselmo Borges ao Jornal i.

Um padre devia saber que estas palavras são um disparate e que deviam ser ditos por ateus, pagãos ou ignorantes das Escrituras.

A Igreja não são os padres, nem os bispos, nem sequer o Papa.

A Igreja sou eu e todos os baptizados, mesmo não sacramentalmente.

A Igreja não é dos padres, seja em que grau forem ordenados, a Igreja é formada por todos os fiéis de modo cristocêntrico e é exclusivamente de Deus.

Não é obra das pessoas nem será terminada por acção ou vontade das pessoas. Descrer disto é descrer de Deus. E um padre devia ter fé e crer em Deus omnipotente e infinitamente bom.



Orlando de Carvalho

6 comentários:

  1. O POVO DE DEUS não tem nada a ver com as decisões e nomeações autocráticas da sua Igreja... A nomeação de sacerdotes casados é um imperativo imediato perante a vida sexual oculta e o escândalo homossexual de muitos sacerdotes e bispos celibatários.... Seria ridículo iniciar essa alteração apenas entre os indios da Amazónia, ignorando torda a Igreja Universal, como é uma atitude farisaica e antievangélica manter marginalizados milhares de ex-sacerdotes que optaram pela vida conjugal mas autorizar o ingresso de sacerdotes casados doutras religiões que desejam optar pelo catolicismo.... Este simpático Papa de que todos gostamos anda a disparar para todos os lados, a dizer o que não lhe pertence (não foi para isso que foi eleito pelos seus pares) mas não promoveu ainda uma única reforma da Igreja de Cristo... Melhor fariam os teólogos Anselmo Borges ou Bento Domingues ou muitos leigos da Igreja... Parabéns a Anselmo Borges pela sua lucidez e frontalidade!

    ResponderEliminar
  2. A Igreja Católica é de Cristo que a instituiu; Cristo. Jesus Cristo morreu e ressuscitou como verdadeiro Homem mas Ele é Deus (não "era" Deus, é Deus). E Deus deu-nos os Mandamentos para guiar a nossa vida. O amor a Deus e ao próximo resumem todos mas não dispensam nenhum. Assim sendo: A prática de actos sexuais é querida e até santificada entre um só homem e uma só mulher, unidos pelo Matrimónio. Não existe desculpa para actos homossexuais, seja com padres seja entre leigos; se a disciplina da Igreja Católica no ocidente exige o celibato aos sacerdotes é escolha consciente dos candidatos ao sacerdócio. Mas será impossível, poderá ser apontado como causa ou desculpa para os escândalos e os abusos? A abstenção de actos sexuais é exigida por Deus, não dependendo da Igreja alterar os Seus mandamentos, a todos os solteiros, mesmo que não sejam consagrados, a todos os viúvos, a menos que casem novamente, e a todos os casados que estão separados, seja por culpa própria seja por terem sido vítimas do divórcio que não desejavam. E a todos os homossexuais, com algumas excepções de homossexuais que renunciaram à sua homossexualidade e, com o conhecimento da esposa, contraíram matrimónio e o vivem em exclusividade e fidelidade. Claro que o autor daquela afirmação bombástica e populista, para mais tendo recebido formação como sacerdote, sabe disto tudo. E sabe também que a Igreja de Cristo, apesar de cheia de pecadores, é Santa e nunca morrerá – muito menos, se irá "suicidar". A questão do celibato dos sacerdotes e a questão da eventual ordenação de mulheres, foram discussões fechadas pela autoridade do Papa S. João Paulo II. É certo que não foram declarados dogmas de Fé e é teoricamente possível que outro Papa possa reabrir alguma destas questões, mas não estão abertas a discussão. Nem por mim, nem pelo autor do comentário anterior, nem pelo Padre Anselmo Borges. Pode ter sido muito frontal mas lúcido, isso não foi. Se tivesse sido lúcido ao fazer aquelas afirmações, então estaria a ser perverso e a induzir os católicos no erro deliberadamente. Por isso, como não devemos julgar as pessoas nem tolerar os erros, digamos que a afirmação em si não foi lúcida, e deixemos à misericórdia de Deus e à consciência do autor, as causas da falta de lucidez da afirmação. E peçamos a Maria Mãe de Jesus e da Sua Igreja, que desate os nós da ignorância e dos erros que se propagam entre nós, muitas vezes de onde devia vir o esclarecimento segundo os ensinamentos do próprio Jesus Cristo. Mas sempre na certeza que Ele estará até ao fim com a Igreja, e que as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Bendito seja Deus!

    ResponderEliminar
  3. Caro António Cunha! O que está errado ou é pecaminoso, dentro da Igreja, deve ser erradicado imediatamente do seu interior... É essa a metodologia evangélica prescrita por Cristo. Nenhum Papa ou dirigente da Igreja pode encobrir durante anos situações pecaminosas de homossexualidade ou pedofilia clerical, como parece ter acontecido na nossa Igreja.... E se há padres casados dentro da Igreja (anglicanos convertidos e outros), por que é que uns podem permanecer e outros são marginalizados? Não será essa uma atitude farisaica? Você acredita que Jesus Cristo aprova estas atitudes dos Chefes da sua Igreja?

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu comentário.
    Publicámos este mês este documento de São João XXIII:
    https://diesdomini8.blogspot.com/2019/10/crime-de-solicitacao-na-confissao.html

    ResponderEliminar