quinta-feira, 25 de abril de 2024

Domingo V da Páscoa - adaptado


 

2024-04-28

DOMINGO V DA PÁSCOA


Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno,
realizai sempre em nós o mistério pascal,
para que, tendo sido renovados pelo santo Batismo,
com o auxílio da vossa proteção, dêmos fruto abundante
e alcancemos as alegrias da vida eterna.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


Cf. Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e queria juntar-se aos discípulos. Mas era difícil porque todos tinham medo dele. Então, Barnabé levou Saulo aos Apóstolos e contou-lhes como ele tinha visto o Senhor quando ia na estrada para Damasco e como nesta cidade tinha anunciado o nome de Jesus. A partir desse dia, Saulo ficou com os seguidores de Jesus em Jerusalém e falava a toda a gente no nome do Senhor. Os inimigos de Jesus ouviam Saulo a falar, ficavam com medo e queriam matá-lo. Os discípulos para protegeram Saulo, levaram-no para a sua cidade, Tarso. Entretanto, a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo vivia em paz e crescia cada vez mais no amor do Senhor.
Palavra do Senhor.


Salmo 21
Refrão: Eu Vos louvo, Senhor, no meio da multidão.

Cumprirei a minha promessa
na presença dos vossos fiéis.
Os pobres hão de comer e serão saciados,
louvarão o Senhor os que O procuram:
vivam para sempre os seus corações. Refrão

hão de lembrar-se do Senhor e converter-se a Ele
todos os confins da terra;
e diante d’Ele virão prostrar-se
todas as famílias das nações. Refrão

Só a Ele hão de adorar
todos os grandes do mundo,
diante d’Ele se hão de prostrar
todos os que descem ao pó da terra. Refrão

Para Ele viverá a minha alma,
há de servi-l’O a minha descendência.
Falar-se-á do Senhor às gerações vindouras
e a sua justiça será revelada ao povo que há de vir:
«Eis o que fez o Senhor». Refrão


Cf. Leitura da Primeira Epístola de São João
Meus filhos, não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade.

É este o seu mandamento do Senhor: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Assim, havemos de ficar em Deus e Deus em nós.
Palavra do Senhor.


Cf. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:

Eu sou a videira e o meu Pai é o agricultor.

O meu Pai corta todos os ramos que estão em Mim e não dão fruto.

Mas o meu Pai cuida de todos os ramos que dão fruto, para que dêem ainda mais fruto. Vocês já estão a ser cuidados, porque eu vos tenho ensinado a Boa Nova.

Fiquem comigo que Eu fico com vocês.

Os ramos cortados da videira secam e já não podem dar fruto, da mesma maneira que vocês também só podem dar fruto se ficarem ligados a Mim.

Eu sou a videira, e vocês são os ramos.

Se tu ficas comigo, Eu também fico contigo e tu vais dar muito fruto, porque sem Mim ninguém pode dar fruto. E os ramos que não dão fruto são para deitar fora.
Palavra da salvação.

Oração dos Fiéis

 

Queridos irmãos e irmãs:

O Senhor Jesus disse-nos hoje no Evangelho:

Fiquem comigo que Eu fico com vocês.

Cheios desta esperança, vamos rezar:

 

- Senhor, venha a nós o vosso reino.

 

1. Por nós, seguidores de Jesus,

para ficarmos sempre unidos a Jesus

e darmos muitos frutos,

oremos.

 

2. Pelos padres, catequistas e missionáreios

Que trabalham para levar o Evangelho a todos

oremos.

 

3. Pelos pais cristãos e pelos seus filhos,

para que acreditem em Jesus

e se amem uns aos outros,

oremos.

 

4. Por todos nós aqui reunidos na Eucaristia

para nos lembrarmos sempre que sem Jesus

nada podemos

 

Conclusão do Presidente

Oração sobre as oblatas
Senhor nosso Deus,

faz que nós aqui reunidos

para escutar a Palavra e Comungar Jesus

fiquemos sempre amigos e unidos a Jesus

Por Cristo nosso Senhor.


Oração depois da comunhão
Senhor,

depois de nos teres alimentado

nesta Eucaristia

ajuda-nos a ficar em comunhão contigo.

Por Cristo nosso Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário