domingo, 7 de abril de 2024

Domingo III Páscoa ano B 13/14 Abril 2024

 


 

 

2024-04-13/14

DOMINGO III DA PÁSCOA


Oração coleta
Senhor nosso Deus,

Que o vosso povo se alegre sempre

Cheio de esperança na ressurreição,

para ser eternamente feliz.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


Cf. Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, Pedro disse ao povo:

O Deus dos nossos pais, glorificou aquele Jesus,

que vocês entregaram a Pilatos,

e que vocês negaram quando Pilatos O queria libertar.

Vocês negaram o Santo e o Justo e pediram a libertação do assassino Barrabás. Vocês mataram o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos.

Nós somos testemunhas disso, vimos como se passou.

Irmãos, eu sei que vocês fizeram isso, não por maldade, mas porque vocês eram ignorantes.

Agora, portanto, arrependam-se e mudem de vida, para Deus perdoar os vossos pecados.
Palavra do Senhor.


Cf. Salmo 4
Refrão:Fazei brilhar sobre nós, Senhor,
a luz do vosso rosto. Repete-se

Quando Vos invocar, ouvi-me, ó Deus de justiça.
Vós que na tribulação me tendes protegido,
compadecei-Vos de mim
e ouvi a minha súplica. Refrão

Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos,
o Senhor me atende quando O invoco. Refrão
Muitos dizem: «Quem nos fará felizes?»
Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face. Refrão

Em paz me deito e adormeço tranquilo,
porque só Vós, Senhor,
me fazeis repousar em segurança. Refrão

Cf. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão.

Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:

- A paz esteja convosco.

Os discípulos estavam espantados e cheios de medo, porque pensavam que estavam a ver um espírito.

Jesus disse:

- Porque razão vocês estão perturbados e com medo? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés: sou Eu mesmo; toquem-Me e vejam: um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão a ver que Eu tenho.

Depois mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, nem queriam ainda acreditar, perguntou-lhes:

- Vocês têm aí alguma coisa para comer?

Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Jesus pegou e começou a comer ao pé deles.

Depois Jesus explicou que a sua morte e ressurreição ao terceiro dia já tinha sido anunciado pelos profetas. E que no futuro haviam de anunciar a todas as nações estes acontecimentos que eles tinham testemunhado.

Palavra da salvação.


Oração sobre as oblatas
Senhor, aceita o pão e o vinho,

que neste dia, trazemos ao teu altar,

cheios de alegria por teres ressuscitado Jesus.

Por Cristo nosso Senhor.


Oração depois da comunhão
Bom Deus,

olha para o teu povo

que aqui se reuniu para celebrar

a Eucaristia

e faz-nos ressuscitar com o teu Filho Jesus

para a vida eterna.

Por Cristo nosso Senhor.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário