quarta-feira, 17 de abril de 2024

Domingo IV da Páscoa


 

 

 

2024-04-20/21

 

DOMINGO IV DA PÁSCOA ou do Bom Pastor

No início da Eucaristia ou antes do Evangelho pode fazer-se uma admonição para explicar o que é um mercenário


Oração coleta
Deus infinitamente bom,

guia-nos para as alegrias do Céu,

para que este rebanho, que somos nós,

se possa juntar um dia ao Bom Pastor,

que é Jesus Cristo, vosso Filho.
Ele que é Deus e conTigo vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.



Cf. Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, os Chefes do povo interrogaram Pedro e os Apóstolos por causa de um doente que tinha sido curado. Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes:

Fiquem a saber, vocês todos e todo o povo:

É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno,

que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou dos mortos,

é por meio de Jesus que este homem está na vossa frente completamente curado.

Vocês não escutaram Jesus. Entãs fiquem a saber que não existe salvador nenhum, nem na Terra nem no Céu, a não ser Jesus.

Palavra do Senhor.


Salmo 117
Refrão: A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular. Repete-se

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Mais vale refugiar-se no Senhor,
do que fiar-se nos homens.
Mais vale refugiar-se no Senhor,
do que fiar-se nos poderosos. Refrão


Eu Vos darei graças porque me ouvistes
e fostes o meu Salvador.
A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
é admirável aos nossos olhos. Refrão

Bendito o que vem em nome do Senhor,
da casa do Senhor nós vos bendizemos.
Vós sois o meu Deus: eu vos darei graças.
Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei.
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia. Refrão

Cf.Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus:

- Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.

O mercenário não é pastor, nem as ovelhas são dele, por isso, quando chega o lobo, o mercenário abandona as ovelhas e foge.

Então o lobo aproveita para assustar as ovelhas e as devorar. O mercenário não quer saber das ovelhas para nada.

Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me.

Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.

Quero juntar todas as ovelhas do mundo, para que haja um só rebanho e um só Pastor.

O Pai ama-Me porque Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas, como o Pai me mandou fazer. Mas depois vou voltar à vida.
Palavra da salvação.

 

Oração Universal

 

Irmãos e irmãs:

Vamos pedir a Jesus ressuscitado

muitos pastores para a Igreja.

dizendo, com alegria:

R. Cristo, ouve a nossa oração.

 

1. Para que o Papa, os bispos e os padres

guardem as suas ovelhas e vão buscar as que se perdem

oremos.

 

2. Para que as pessoas que governam,

ministros, chefes e poderosos

tratem as pessoas com liberdade, justiça e respeito,

oremos.

 

3. Pelos mais novos,

para que estejam com atenção

para poderem seguir

o Bom Pastor quando Ele os chamar

oremos.

 

4. Por nós que estamos aqui reunidos

para seguirmos sempre Cristo com amor e fidelidade

oremos.

 

Conclusão do Presidente

Oração sobre as oblatas
Senhor, pedimos-Te para nos deixares celebrar sempre a Eucaristia

porque ficamos cheios de alegria

quando pensamos que Jesus nos salva.

Por Cristo nosso Senhor.


Oração depois da comunhão
Bom Pastor,
olha sempre com muito amor para nós,

que somos o rebanho

que Tu salvaste com o teu Sangue, na Cruz.

Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário