quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fundar e fundamentar uma comunidade cristã

Temos escutado diferentes opiniões sobre a questão importante para o estabelecimento e crescimento das comunidades paroquiais e outras comunidades de fiéis de saber se o fiel deve ser responsável por ir ao encontro aos locais de acolhimento e de culto que existem à disposição, ou se deve haver uma descentralização e ir ao encontro do fiel.
Na minha opinião, é necessário ir ao encontro das pessoas, mostrar-lhes Jesus e o Evangelho, de tal modo que as pessoas se apaixonem. Mas aí, já não se coloca o problema de proximidade dos locais de reunião, porque é a pessoa convertida que sente necessidade de ir ao encontro e, mais, de ir anunciar para mais longe.
Na paróquia de Caneças existe um lugar chamado Casal Novo. Fica distante da igreja paroquial e, de facto, os paroquianos dessa zona deviam, em muitos casos, ficar impossibilitados da missa dominical.
Arranjou-se um terreno em Casal Novo. Construiu-se uma estrutura de armazém do género de pré-fabricado e lá foi a igreja. Um cruzeiro em forma de Cristo-Rei, na frente da igreja, e outro cruzeiro simples no outro extremo do terreno a marcar o adro. O espaço está cercado com rede. Levantou-se uma estrutura em ferro e comento e ficaram com um palco ao ar livre. Uma outra estrutura é o bar. 
Local de catekese, de reunião para as celebrações, de convívio cristão entre as pessoas.
Parece-nos um exemplo a ser observado, em especial por todas as pessoas que vivem em comunidades com esta limitação da situação periférica para a prática sacramental e evangélica.
Seguem vídeos e fotografias do local. Tudo muito simples, muito 'barato', com características que devem agradar a Nosso Senhor que nasceu entre pastores e escolheu pescadores.

Orlando de Carvalho


E em mais detalhe o bar na sua simplicidade





Algumas fotos do conjunto

O pórtico


Encimado por uma cruz em ouro trabalhada


Para que se saiba que paróquia é ali




Aqui é Casa de Deus


Assembleia onde se reza Pai Nosso...


Cristo reina, Cristo impera


Onde os passarinhos vêm fazer os ninhos


Que importa o que lá fazem de noite, do lado de fora


O palco


O cruzeiro na outra extremidade do campo


O painel com informação na igreja paroquial informa que no 'barracão' do Casal Novo se celebra missas durante a semana e que se realizam lá encontros de catekese.








Sem comentários:

Enviar um comentário