segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A Oração do Rosário na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria



 

A Oração do Rosário na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria

Por Maria a Jesus. Esta afirmação tantas vezes proferida e repetida está na alma dos discípulos de Cristo e, à medida que a Fé se esclarece e aprofunda, esta própria expressão ganha um significado mais claro. A fé do cristão é em Cristo, na Santíssima Trindade, todavia é Maria, tantas vezes…, que conduz a seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Quantas vezes não nos interrogamos como é possível uma procissão em honra de Nossa Senhora juntar mais pessoas que a missa dominical? Maria ajunta, mas não cobra, não quer nada para si, ajunta para Jesus.

O povo simples, humilde, tantas vezes pobre em espírito, entendeu numa plenitude extraordinária a relação que Jesus estabeleceu na cruz entre a Mãe e o discípulo.

- Mulher, eis aí o teu filho, disse Jesus a sua Mãe, indicando o discípulo que estava junto dela.

- Eis aí a tua Mãe, disse em seguida, dirigindo-se ao discípulo.

O discípulo somos todos nós. Jesus, antes de sofrer a morte, deu a todos e a cada um de nós, por Mãe, a sua Mãe. Milhões de pessoas têm sentido o afecto materno de Maria e têm-no retribuído com uma grande dedicação filial.

Orações e celebrações de grande complexidade litúrgica e teológica não estão acessíveis, não são compreensíveis para aquele povo simples, muitas vezes. O que não afecta muito tais pessoas, que se agarram ao terço e, por Maria, chegam ao Filho e à Santíssima Trindade.

Sendo uma celebração tão simples que mais parece um repetir sem fim do pai nosso e da ave maria, a recitação do terço, realizada com fé, com piedade, com grandeza de alma e meditando os mistérios da vida de Jesus, e de Maria, que nos são propostos, é um grande compêndio de teologia, acessível à mais simples das pessoas, mas também a papas, papas que deixam os salões do Vaticano e se vêm ajoelhar, em Fátima, aos pés duma imagem da Virgem Mãe.

A recitação da ave maria e do pai nosso sucessivamente constitui essencialmente uma música de fundo, onde o diálogo entre o coração do crente e o coração de Maria, e por ela com o coração de Jesus se estabelece, onde a meditação dos mistérios, dos trechos do Evangelho, são a catekese de que todos precisamos, em todas as idades e a todas as horas.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário