domingo, 13 de novembro de 2016

LITURGIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 7



2016-11-20

DOMINGO XXXIV DO TEMPO COMUM

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
SOLENIDADE
Branco – Ofício da solenidade.

LEITURA I 2 Sam 5, 1-3
Leitura do Segundo Livro de Samuel
Naqueles dias, todas as tribos de Israel foram ter com David a Hebron e disseram-lhe: «Nós somos dos teus ossos e da tua carne. Já antes, quando Saul era o nosso rei, eras tu quem dirigia as entradas e saídas de Israel. E o Senhor disse-te: ‘Tu apascentarás o meu povo de Israel, tu serás rei de Israel’». Todos os anciãos de Israel foram à presença do rei, a Hebron. O rei David concluiu com eles uma aliança diante do Senhor e eles ungiram David como rei de Israel.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122), 1-2.4-5
Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Repete-se

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém. Refrão

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor. Refrão

Para celebrar o nome do Senhor,
segundo o costume de Israel;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David. Refrão

LEITURA II Col 1, 12-20
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses
Irmãos: Damos graças a Deus Pai, que nos fez dignos de tomar parte na herança dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. Cristo é a imagem de Deus invisível, o Primogénito de toda a criatura; Porque n’Ele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis, Tronos e Dominações, Principados e Potestades: por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele é anterior a todas as coisas e n’Ele tudo subsiste. Ele é a cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Ele é o Princípio, o Primogénito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos céus.
Palavra do Senhor.






LEITURA I 

Fresco na sinagoga de Duro-Europos, cerca de 239, retratando a unção de David



SALMO 121 
 Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor.



Quando os judeus peregrinavam a Jerusalém, começavam a avistar a cidade de uma colina que lhe fica sobranceira. Então cantavam o salmo 121, o mesmo que cantamos na Eucaristia deste Domingo. Também nós cantamos algumas vezes este salmo ao iniciar a missa, porque como os judeus se aproximavam do Templo, onde acreditavam estar realmente presente Deus, nós acreditamos na presença real de Jesus no pão consagrado durante a missa.


LEITURA II 

Ele nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o reino do seu Filho muito amado




Ele é a cabeça da Igreja


EVANGELHO 
Chegamos ao términus do Jubileu da Misericórdia com esta maravilhosa mensagem que é uma promessa para toda a criatura humana: Deus acolhe sempre o nosso arrependimento não importa quão grave tenha sido a nossa falta, desde que seja sincero. Aquele segundo malfeitor não estava à espera de perdão, pelo menos humano, porque sabia o que tinha feito e reconhecia que tinha pecado. Mas a fé dele, naquele último momento, salvou-o. Apenas pediu a Jesus misericórdia, ou nem tanto, somente que se lembrasse dele. O Senhor aceitou completamente o seu pedido e fez-lhe uma promessa, que nos repete a cada um de nós: Arrependei-vos e acreditai! Eu sou a luz!



Sem comentários:

Enviar um comentário