quinta-feira, 20 de julho de 2017

A Santíssima Trindade através do fidget spinner.




A Igreja recomenda desde há muitos séculos muita prudência na utilização de comparações e representações para explicar a Santíssima Trindade.
Um homem idoso cabeludo e barbudo junto a um crucifixo e a uma pomba têm sido usados para representar o Pai, o Filho, Jesus Cristo e o Espírito Santo, isto é, no seu conjunto, a Santíssima Trindade. Mas é abusivo dar a entender que Deus Pai é um velho de barbas brancas. Também o Espírito Santo desceu no Baptismo de Jesus, como uma pomba e não com a forma de pomba. O Espírito Santo não é certamente uma ave.
O triângulo equilátero que também tem sido usado por artistas para a representação da natureza trinitária de Deus insuficiente. Os três lados iguais podem transmitir o aspecto trinitário de Deus, mas não a diversidade de cada uma das pessoas trinitárias.
Ainda assim, este mistério da nossa fé é tão insondável que existe uma necessidade real de nos socorrermos de algo visível e compreensível para transmitir a alguém, ainda que só aproximadamente, o significado de três Pessoas distintas num Deus único. O discernimento da insondabilidade de Deus feito apenas pela oratória é na maior partes das vezes infrutífero, para mais quando sabemos que ninguém o entenderá plenamente antes de receber aquela graça que nos está reservada para depois da morte. Por isso, o anunciador da fé, o catequista ou o missionário necessitam de alegorias. De facto, as representações da Santíssima Trindade não são mais que alegorias, na medida em que não são, não podem ser, retratos nem diagramas credíveis, por ninguém ter acesso à fonte.
Podemos recordar São Patrício, que foi elevado a patrono da Irlanda por ser considerado o evangelizador que converteu os habitantes desta ilha. Para explicar o Mistério da 
Santíssima Trindade aos celtas, São Patrício utilizou a alegoria do trevo: três folhas distintas, perfeitamente separadas e identificadas numa mesma planta.
Já o padre José Cruz, no programa Você na TV!, na TVI, mostrava três pés de cereja ainda juntos para fazer a metáfora da Santíssima Trindade. Tal como qualquer outra parábola, uma representação que provavelmente nada tem a ver com a realidade da Trindade, mas que pode ser útil para transmitir a fé neste Mistério.

Actualmente está a ganhar uma projecção grande, entre a população mais jovem de todo o mundo, um jogo que consiste num disco formado apenas por três palas que giram, dando a impressão de um disco compacto, ao atingirem uma velocidade elevada. Trata-se do fidget spinner (que podemos traduzir por pião nervoso), também chamado finger spinner (pião no dedo) que é também algumas poucas vezes chamado hand spinner (pião de mão).


Terá havido padres que utilizaram esta imagem tão próxima das crianças e jovens, especialmente, para projectar uma imagem da Santíssima Trindade. E tê-lo-ão feito durante homilias, indignando muitas pessoas.
Aprofundar este Mistério e dá-lo a conhecer implica ir ao encontro. No tempo de São Patrício, lá pelo século V, o trevo era bastante acessível e evidente para os celtas irlandeses, provavelmente tanto como este jogo para as camadas mais jovens da população neste ano da graça de 2017.
Bem-vindo fidget spinner, se através de ti, algumas pessoas conseguirem sentir-se mais perto da intimidade de Deus.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário