quarta-feira, 7 de março de 2018

Títulos do Papa







O Papa é o chefe da Igreja. Mas que significa Papa? E porque tem o Papa tantos títulos?
Pensa-se que a palavra Papa deriva da palavra grega que significa papá ou paizinho. Também a palavra padre deriva do vocábulo latino que significa pai (pater). Esta forma carinhosa de chamar os sacerdotes tem uma vertente muito curiosa em França. Assisti a uma visita de um bispo, por sinal também cardeal, a uma igreja da sua diocese, onde ninguém o tratava por Dom, como em português, ou qualquer outro título. Simplesmente, tratavam-no por mon père (meu pai).
O Papa é o sucessor de Pedro, a quem Jesus mudou o nome de Simão para Pedro (=pedra) e o constitui-o a Pedra em que assenta a Igreja.
O Papa será, nesta linha de pensamento, a pedra em que assenta a Igreja, formada por todos nós, pedras vivas, e da qual Jesus é a Pedra Angular.
Mateus 16,16-19
Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo». Jesus disse: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no Céu. Por isso Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu, e o que ligares na Terra será ligado no Céu, e o que desligares na Terra será desligado no Céu.

De Mateus 20,25-27 deriva o mais belo dos títulos do Papa.
Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os governadores das nações têm poder sobre elas e os grandes exercem sobre elas a sua autoridade. Entre vós não deverá ser assim: quem de vós quiser ser grande deve tornar-se o vosso servidor; e quem de vós quiser ser o primeiro deverá tornar-se vosso servo.
O Papa São Gregório Magno adoptou no século VII o título de Servo dos Servos de Deus, o que foi assumido desde então pelos seus sucessores. Desde modo o Papa põe em evidência o seu papel de servidor de toda a comunidade, dos bispos ao mais humilde dos fiéis.

Finalmente debruçamo-nos sobre mais um significativo  título do Papa: Pontífice e também Sumo-pontífice. Em latim, pontifex é o construtor de pontes.
Esta é uma tarefa do Papa, a de construção de pontes que liguem toda a Igreja, como Jesus desejou, “para que todos sejam um” (Jo 17,21). O mesmo trabalho de estabelecimento de comunhão é tarefa primordial de cada Bispo dentro da sua diocese: não comandar a diocese como erradamente pensamos tantas vezes, para estabelecer laços de união e comunhão entre os fiéis da diocese.

Orlando de Carvalho

2 comentários:

  1. Papa quer dizer sim pai,assim como rezamos pai nosso, pater.Pastor da Igreja é pedra angular, essa pedra que os construtores rejeitaram, que se transformou na Igreja de Cristo,todos nós formamos essa pedra angular, unidos somos apenas um Jesus Cristo, ó porta do reino, hoje nossa Papa Francisco nos conduz em direcção ao reino do pai, porque ele é nosso pai que nos conduz. Amém

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário, Adosinda Dias.

    ResponderEliminar