sábado, 3 de abril de 2021

DAR A VIDA PARA QUE HAJA MAIS VIDA


 

DAR A VIDA PARA QUE HAJA MAIS VIDA:

COMO FOI A VIDA DA SENHORA, NOSSA MÃE

 

Ninguém seguiu mais fielmente Jesus que a Sua Mãe. Foi a primeira no chamamento e foi a primeira na fidelidade do seguimento até ao Calvário e, por isso mesmo, até à manhã da Páscoa, no encontro com o Filho Ressuscitado.

 

Maria realizou na sua vida, um programa de serviço e doação total, como prometera na Anunciação: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

 

Ser o servo de Deus foi também a vocação de Jesus. Foi essa a Sua identidade essencial. Veio ao mundo para Se dar como um servo ao Seu Senhor. Foi esse o caminho que lhe foi traçado pela profecia do livro de Isaías: “Aprouve ao Senhor esmagar o Seu Servo, pelo sofrimento. Ao oferecer a Sua vida, como sacrifício de expiação, graças a Ele, se cumpriu o desígnio do Senhor” (Is 53, 10).

 

Está anunciada a lei da vida. Para que atinja a plenitude, ela tem que dar-se. Se não se dá a vida, a morte acontece.

 

É o que Jesus nos diz no Evangelho: “O Filho do homem veio para servir e dar a vida como resgate pela multidão” (Mc 10,45), o preço que Jesus teve que pagar, na sua missão neste mundo, foi dar-se sempre, no pouco e no muito, até se dar todo na morte.

 

Por isso, recebeu a gloriosa vida de Ressuscitado e nela uniu a vida de plenitude dos que o aceitaram, na fé e no seguimento de discípulos.

 

Por aqui passa a identidade de cada cristão: ser servo, dando-se aos outros. E também sem essa atitude essencial, não há possibilidade de existir Igreja, nem nenhuma das suas comunidades. Assim o ensinou Jesus: “Quem, entre vós, quiser tornar-se grande, tem de ser vosso servo, tem de ser escravo de todos” (Mc 10, 43-44).

 

É esta a novidade que cada um de nós deve anunciar neste mundo da lei do egoísmo, que é o nosso. Maior novidade será ao partir da Comunidade cristã, em que cada um se dá, em amor e na entrega generosa da sua vida.

 

Cónego Manuel Marques Gonçalves (1931-2020)

 

18.10.2009

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário