quinta-feira, 1 de abril de 2021

Que ensina a Bíblia sobre José?


 

Ano de S. José

Que ensina a Bíblia sobre José?

 

I

O anjo Gabriel foi enviado por Deus uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de David. E o nome da virgem era Maria (cf. Lc 1,26-27)

Este, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias, era filho de Jacob (cf. Mt 1,16)

José marido justo não queria denunciar Maria e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: «José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque Ela concebeu pela acção do Espírito Santo (cf. Mt 1,19-20)

Ela dará à luz um Filho, ao qual darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados» (Mt1,21)

Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa e, sem ter relações com Ela, Maria deu à luz um Filho. E José deu-Lhe o nome de Jesus (Mt 1,24-25)

José que era da família e descendência de David. Subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até à cidade de David, chamada Belém, na Judeia, para se registar com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogénito. Ela enfaixou-O e colocou-O numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria (cf. Lc 2,4-7)

Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: «Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou». Foram, então, à pressa, e encontraram Maria e José e o Recém-nascido deitado na manjedoura (Lc 2,15-16)

II

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto! Fica lá até que te avise. Porque Herodes vai procurar o Menino para O matar». José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egipto. Lá ficou até à morte de Herodes» (Mt 2,13-15)

Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território ao redor, de dois anos para baixo, calculando a idade pelo que tinha averiguado dos magos. (Mt 2,16)

Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egipto, e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e volta para a terra de Israel, pois já estão mortos aqueles que procuravam matar o Menino». José levantou-se, pegou no Menino e na sua Mãe e voltou para a terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, como sucessor de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: «Ele será chamado Nazareno» (Mt 2,19-23)

III

Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou a sua actividade pública. E, conforme se pensava, Ele era filho de José, filho de Eli, [etc. genealogia até Adão] (Lc 3,23-38)

Todos aprovavam Jesus, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: «Não é este o filho de José?» (Lc 4,22)

Naquele tempo, Jesus ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm esta sabedoria e estes milagres? Este homem não é o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? (Mt 13,54-55)

Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que O escutavam ficavam admirados e diziam: «De onde vem tudo isto? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas suas mãos?  

Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui connosco?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus (Mc 6,2-3)

Naquele tempo as autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: «Eu sou o pão que desceu do Céu».  

E comentavam: «Esse Jesus não é o filho de José? Nós conhecemos o pai e a mãe d'Ele. Como é que Ele diz que desceu do Céu?» (Jo 6,41-42)

 

Composição por Orlando de Carvalho

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário